Pesquisa aponta consumo em supermercados e restaurantes com alta generalizada

Segundo Fipe/Alelo, em outubro, gastos em supermercados cresceram 2,5%, enquanto a alta em restaurantes foi de 4,2%

Dados dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), calculados pela Alelo, especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que, em agosto, houve alta na quantidade e no valor transicionados em supermercados e restaurantes feitos via cartão benefícios (vale-alimentação e vale-refeição).

Em relação às transações em supermercados, entre setembro e outubro de 2024*, houve um aumento de 2% no número de transações e elevação de 2,5% no valor transacionado, sendo os gastos 0,5% maiores. Na comparação com o mesmo período de 2023, os resultados dos índices de outubro indicam um crescimento expressivo de 15% no número de transações, com gastos 23,2% superiores, justificado também pelo aumento do valor médio por transação, que registrou 7,1% em outubro de 2024 (em comparação com o mesmo mês do ano anterior).

Índice de Consumo em Supermercados (ICS)

  • Entre setembro e outubro de 2024*, os supermercados registraram aumento de 2,0% no número de transações, além de uma elevação de 2,5% no valor transacionado. O valor médio por transação também variou positivamente (+0,5%).
  • Já em comparação ao mesmo período de 2023, os resultados dos índices em outubro indicaram um crescimento expressivo de 15,0% no número de transações, em paralelo ao aumento de 23,2% no valor transacionado em supermercados. O valor médio por transação também exibiu uma variação bastante positiva no período (+7,1%).
  • Comparando-se o desempenho no acumulado de 2024 (até outubro) e o resultado no mesmo período de 2023, as transações em supermercados cresceram 12,3%, em volume, e 19,5%, em valor (ou faturamento). O valor médio por transação, por sua vez, apresentou um incremento de 6,4% na comparação entre os dois períodos temporais.
  • Finalmente, considerando os resultados acumulados nos últimos 12 meses e o desempenho no período precedente**, os supermercados exibiram um aumento de 12,6% nas transações efetivadas. Em termos de valor (isto é, faturamento), a expansão observada foi de 19,8%, enquanto o valor médio por transação o segmento cresceu 6,3%.
  • De acordo com o IPCA/IBGE, os preços da alimentação no domicílio registraram inflação de 1,2% em outubro. Em relação ao mesmo mês de 2023 (últimos 12 meses), o subgrupo acumula um aumento médio de 7,3% nos preços.

A alta também se deu no foodservice, com cálculos da FIPE + Alelo registrando, em outubro de 2024, aumento de 2,2% no número de transações efetivadas, em comparação com setembro, com alta também no valor transacionado de 4,2%. A média gasta por transação foi 2% maior em relação ao mês anterior.
 

Índice de Consumo em Restaurantes (ICR)

  • Na comparação com setembro, os restaurantes registraram um incremento de 2,2% no número de transações efetuadas em outubro de 2024*. Em paralelo, o valor transacionado nesses estabelecimentos também avançou de forma relevante (+4,2%), enquanto o valor médio por transação foi 2,0% maior em relação ao do mês precedente.
  • Ao se comparar o desempenho em outubro de 2023 e o mesmo período de 2024, foi identificado um crescimento de 11,8% no número de transações efetivadas no segmento, além de uma alta expressiva de 22,9% no valor das vendas. Esse resultado se deveu, em boa medida, ao incremento de 9,9% no valor médio por transação.
  • Com referência ao balanço parcial de 2024 (até outubro), os restaurantes registraram uma elevação de 3,7% no número de transações, além de uma alta de 13,3% no valor transacionado. O valor médio por transação cresceu 9,3%.
  • Finalmente, no acumulado nos últimos 12 meses**, os restaurantes sustentaram um avanço de 2,7% no número de transações efetivadas, contrastando com o aumento bem superior de 12,1% no valor transacionado (faturamento). A diferença entre os resultados é explicada pelo comportamento do valor médio por transação, que foi 9,1% maior.
  • Segundo o IPCA/IBGE, os itens de alimentação fora de domicílio (que incluem refeições em restaurantes) apresentaram inflação de 0,7% em outubro. Em 12 meses, os preços do subgrupo avançaram, em média, 5,0%.

*Os Índices de Consumo – Os benefícios Alelo Alimentação e Alelo Refeição são oferecidos por empresas de diferentes portes e setores aos seus colaboradores, que utilizam os créditos como forma de pagamento em estabelecimentos comerciais credenciados e distribuídos em todo o território nacional.


*Sobre a Alelo:

Somos Alelo. Conectamos pessoas de norte a sul, de gente pra gente.

Com 21 anos de história, nos tornamos especialistas em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos – tudo isso dentro dos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. O que oferecemos pro mundo?

Produtos e serviços: Alelo Tudo, Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Multibenefícios, Alelo Mobilidade, Veloe Go, Alelo Gestão de VT, Alelo Cultura e Pede Pronto.

Soluções para estabelecimentos comerciais: Painel Meu Negócio, Alelo Desenvolve, Antecipação de Recebíveis e Mais Clientes, além de parcerias com foco em gestão de resíduos e sistema ERP.

Cartões pré-pagos: Alelo Despesas, Alelo Pagamentos, Alelo Premiação e agora o Alelo Pod.

E todos os dias oferecemos tranquilidade para mais de 150 mil empresas-clientes e 10 milhões de pessoas que confiam na gente. Sem esquecer que contamos com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. É assim que, desde 2013, lideramos o setor de benefícios no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Por FSB Comunicação