Trabalhador pode pagar até 135% mais caro no almoço a depender do tipo de serviço do restaurante, revela Ticket

Dados da marca mostram que o saldo do benefício pode durar até 10 dias a menos se o trabalhador optar por serviços a la carte

Dados da Pesquisa +Valor, realizada pela Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação da Edenred Brasil, com cerca de 4,5 mil estabelecimentos de alimentação nas cinco regiões do País, revelou que o preço médio para se ter uma refeição completa popular, o famoso prato feito (PF), é de R$ 34,30. Agora, se o trabalhador optar por um prato premium, o desembolso na hora do almoço pode mais que dobrar, já que o preço do serviço a la carte, por exemplo, registrou a média de R$ 80,48.

A pesquisa também revelou que para uma refeição mínima popular, que é o prato comercial e uma bebida, o preço médio é de R$ 29,40, valor que pode aumentar em 13% (R$ 33,30), ao trocar a bebida por uma fruta. 

Os dados apontaram que essa refeição mínima requer um desembolso um pouco maior nas regiões Nordeste, entre R$ 30,23 a R$ 34,06; no Sudeste, com opções de R$ 30,14 a R$ 33,21; e no Sul, R$ 28,91 a R$ 32,59.

RegiõesPrato comercial + bebidaPreto comercial + fruta
NorteR$ 26,45R$ 30,92
NordesteR$ 30,23R$ 34,06
Centro-OesteR$ 25,43R$ 28,56
SudesteR$ 30,14R$ 33,21
SulR$ 28,91    R$ 32,59

Preço médio para uma refeição mínima (prato feito)

Quando analisada a opção com uma refeição mais completa, que inclui almoço, bebida, sobremesa e o cafézinho, o preço médio é de R$ 46,60, sendo que na composição do custo, R$ 34,32 (74%) é referente ao valor do prato; R$ 11,44 (25%) a sobremesa, seguido da bebida por R$ 5,97 (13%) e o café por R$ 4,72 (10%). 

No tipo a la carte, que tem o preço médio de R$ 80,48, a formação do preço do prato tem peso de R$ 56,72 (70%), seguida de R$ 18,20 (23%) da sobremesa, R$ 7,30 (9%) da bebida e de R$ 6,25 (8%) do café. 

Sendo o prato em si o item que mais contribui para o custo da refeição, esses dados servem como um termômetro para quem quer economizar e manter uma refeição de qualidade durante todo o período útil de trabalho. O trabalhador poderá escolher e fazer substituições, e também se atentar aos locais que oferecem promoções e descontos em determinados dias da semana ou durante períodos específicos.

“É de extrema importância o trabalhador analisar o todo para fazer render o seu benefício. Considerando uma simulação prática, se o valor mensal recebido for de R$ 600,00, ao optar por uma refeição completa comercial, a R$ 34,30, ele vai conseguir comer durante 17 dias; já em um a La Carte, que tem o preço médio de R$ 80,48, optando todos os dias por esse serviço, só comportaria os seus gastos de cerca de pouco mais de uma semana”, explica Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

A depender da região, o preço médio dos itens que compõem a refeição mais completa, que inclui almoço, bebida, sobremesa e o cafezinho, também podem fazer a diferença no final do mês: 

 Refeição Completa
RegiõesPratoSobremesaBebidaCafé
NorteR$ 30,50R$ 11,22R$ 5,67R$ 5,04
NordesteR$ 31,18R$ 11,41R$ 5,35R$ 4,59
Centro-OesteR$ 33,10R$ 10,49R$ 5,10R$ 2,88
SudesteR$ 35,94R$ 11,42R$ 6,21R$ 4,88
SulR$ 32,50R$ 12,87R$ 6,41R$ 4,96

Preço médio de cada item que compõem uma refeição completa

A Pesquisa +Valor desempenha um papel fundamental na promoção de uma cadeia de food service mais informada e consciente da importância dos benefícios de refeição e alimentação. “Ela capacita as empresas a se adaptarem às mudanças do mercado, a cuidarem do bem-estar de seus funcionários e a contribuírem para uma alimentação de qualidade, que supra as necessidades por completo dos trabalhadores e consequentemente fortalecendo o setor como um todo”, explica.

Sobre a Ticket

Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 620 mil comerciantes credenciados.

A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 60 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.

Saiba mais

Site: https://www.ticket.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/ticketservicos

YouTube: https://www.youtube.com/user/ticketservicos

LinkedIn:  https://www.linkedin.com/company/ticketservicos

Instagram: https://www.instagram.com/ticket_servicos/

Twitter: https://twitter.com/ticket_servicos

TikTok: https://www.tiktok.com/@ticket_servicos

RPMA Comunicação