Pedidos de café da manhã por delivery cresceram 30% no iFood

Lançado na última quinta-feira (26) durante o iFood Move, relatório inédito da plataforma traz dados de tendência de consumo no app, além de um perfil detalhado dos donos de restaurantes.

Créditos FreePik

A consolidação do delivery na vida do brasileiro tem trazido algumas mudanças de hábitos de consumo e criado oportunidades para os empreendedores do setor de alimentação. É o que mostra a primeira edição do Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion. O documento foi lançado no iFood Move, maior evento para restaurantes da América Latina, na última quinta-feira, 26 de setembro. Um dos destaques é o crescimento de pedidos de café da manhã, que tiveram um aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo de 2024, sendo que metade dos pedidos são de padarias. Neste momento do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta um nicho com espaço para ser explorado.

Outro momento do dia que tem conquistado os usuários do delivery é a madrugada, turno que registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é grande: neste momento do dia, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior quantidade de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos.

“Ter acesso a dados e informações de qualidade nos ajuda a tomar decisões melhores. Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de restaurantes”, afirma Arnaldo Bertolacci, vice-presidente de Restaurantes do iFood. “Há informações variadas no relatório, como curiosidades e oportunidades reveladas a partir do comportamento do consumidor no delivery de comida”, diz.

Comidas mais pedidas

Os lanches e a comida brasileira se destacam entre as culinárias preferidas pelos clientes da plataforma, figurando entre os cinco pratos mais pedidos em todos os turnos do dia. No almoço, 38% dos pedidos são por culinária brasileira. As marmitas também são bastante consumidas no dia a dia, ocupando o sexto lugar no ranking geral, tendo tido um aumento de 6 vezes entre os anos de 2019 e 2023. Já aos fins de semana, o consumidor está mais aberto a “tentações gastronômicas”: 61% do consumo de pizza é feito de sexta a domingo no iFood, por exemplo. No domingo, há uma maior venda de doces, comida italiana e pedidos em padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não figuram nos Top 10 de culinárias preferidas.

O Relatório para Restaurantes também aponta as diferentes motivações para o consumidor pedir pelo delivery, dependendo do momento. No cotidiano, os clientes com restrições, como limitação de tempo, acabam optando pela comodidade do serviço, pedindo pratos individuais e snacks entre refeições. Mas há também motivações em pedir um delivery para contemplar experiências mais coletivas, como refeições em família, receber amigos em casa e celebrações.

Perfil dos empreendedores

Ao longo de um ano, entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, houve um crescimento de 11,4% em estabelecimentos ativos na plataforma. O estudo também traça um perfil dos donos desses restaurantes: há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria está entre 30 e 44 anos e 69% têm filhos, sendo que 22% é pai ou mãe solo (3x mais mulheres do que homens nessa situação). No total, 59% operam apenas por meio do delivery e 77% dos estabelecimentos ficam ativos no turno da noite. O iFood tem investido em soluções de inteligência artificial para facilitar a gestão dos parceiros e 67% deles já dizem usar a I.A. em seu dia a dia.

O Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood está disponível por completo no iFood para Parceiro: parceiroifood.com/relatorio-para-restaurantes

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo. Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 100 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 310 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.500 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

Sobre a GALUNION

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a GALUNION atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

Por DFREIRE Comunicação