O coletivo Folia com Respeito deu início ao treinamento com os blocos que já aderiram à campanha de promoção de ações de autocuidado, proteção e apoio a grupos-alvo de assédio, violência e discriminação racial durante o Carnaval.  

Para Veranne Cristina Melo Magalhães, presidente da Comissão de Cultura Esporte e Lazer da OAB DF,  ”desde 2020, tem tido uma participação cada vez mais próxima à campanha Folia com Respeito, por entendermos que o cunho educativo é importante para uma melhor fruição do carnaval, a maior manifestação cultural do Brasil”. Já César Almeida, representante do bloco Virilha Suada, destacou a importância da adesão: “já conhecia a iniciativa de outros carnavais. Nossa adesão veio para garantir a proteção e segurança do nosso público”.

Desde 2019, atos não consentidos passaram a ser considerados crime. De acordo com a Lei da Importunação Sexual (13.718), qualquer violência como beijar a força, passar a mão pelo corpo sem a pessoa consentir, entre outros atos, pode ser punida. Com a legislação, houve um fortalecimento no trabalho que o coletivo Folia com Respeito realizava, desde 2017, com campanhas educativas e de assistência a foliãs e foliões que sofriam com situações do tipo.

Em 2024, a campanha priorizará o combate ao racismo, à violência e ao assédio contra a mulher e a população LGBTQIAPN+, a promoção do autocuidado e do cuidado com o patrimônio, o apoio às vítimas, a garantia da acessibilidade e o cuidado com a limpeza pública. Ao assinar a carta-compromisso, os grupos concordam em adotar práticas de implementação e de divulgação da campanha, bem como capacitar suas equipes contratadas.

A campanha conta com o fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, é realizada pelo Distrito Drag em parceria com o coletivo Folia com Respeito e conta com o apoio da OAB-DF.

Serviço:

Adesão à campanha Folia com Respeito (até 12/02)

12 de janeiro a 12 de fevereiro

Formulário disponível no Instagram @foliacomrespeito

Ações Programadas:

👉🏽 1º de fevereiro (quinta-feira)

Treinamento teórico da equipe do posto móvel

Horário: 15h às 17h.

Local: Distrito Drag.

👉🏽 2 de fevereiro (sexta-feira)

Treinamento prático da equipe do posto móvel

Horário: 19h às 21h.

Local: em bloco de carnaval a ser definido

Assessoria de imprensa:

Carol Dutra