Levantamento realizado durante a última edição da Fispal Food Service traz uma amostra do setor, que segue estimulado com o novo perfil do consumidor

A procura por opções veganas de diversos alimentos segue aquecida no país, principalmente no setor de pizzarias. De acordo com o levantamento Perfil Profissional, Pizza e Panorama do Mercado, realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), a partir da amostragem de 203 empreendimentos do setor durante a última edição da Fispal Food Service, 55% das pizzarias entrevistadas oferecem opções veganas e vegetarianas no cardápio. 

Atualmente, 71,2% das unidades mapeadas oferecem pizzas vegetarianas para os consumidores. Já as opções veganas são oferecidas em 47% dos estabelecimentos pesquisados. Para Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra, esse recorte mostra a força da inclusão destes sabores nos menus ao redor do país. “As pizzarias estão a cada dia mais inclusivas, e buscam oferecer as melhores opções de sabores para agradar todo o tipo de paladar, e assim, atender a demanda do público. Essa presença dos sabores veganos e vegetarianos evidenciam a diversidade de produção destes estabelecimentos”, conta.

Aumento na procura procura por pizzas especiais 

Consideradas como pizzas especiais, que levam variedades que não possuem nos preparos tradicionais, as versões veganas e vegetarianas também estão acompanhadas de outros tipos de preparos, como opções sem glúten, lactose ou com massa integral, principalmente para atender a demanda de consumidores adeptos a dietas mais restritivas. Dados do estudo mostram crescimento de 72,7% nos pedidos deste tipo de pizza. O levantamento revela ainda que 32,6% das pizzarias trabalham com massa integral, 27,3% com massa sem glúten e 18,9% com opções zero lactose. 

Cardamoni explica que o aumento está atrelado ao desejo dos consumidores de experimentar e encontrar variedade deste tipo de alimentação também nas pizzarias. “O setor ainda tem muito a explorar dentro das cozinhas, principalmente para o desenvolvimento de novos sabores, com insumos de qualidade e que sejam do agrado de quem está experimentando”. Para o executivo, é essencial trabalhar os sabores especiais nos estabelecimentos. “A Apubra reforça a importância de compreender o mercado, acrescentar essas opções nos cardápios das pizzarias de todo o país, principalmente para gerar inclusão, diversificar o portfólio das unidades e, consequentemente, aumentar a margem de vendas”, finaliza. 

Metodologia 

As informações foram extraídas a partir de uma pesquisa aplicada a 203 empreendimentos do setor de pizzarias, entre os dias 13 a 16 de junho de 2023, durante a Fispal Food Service, que representa uma amostragem do cenário do consumo e produção de pizzas no Brasil. 

Sobre a Apubra

Criada há 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda podem ter acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.

Por Marklabe