Mais de 140 mil negócios do segmento de alimentação foram abertos de janeiro a junho deste ano; saiba o que bares e restaurantes de sucesso fazem para se destacar

O plano de abrir um negócio na área de alimentação saiu do papel para muitos brasileiros em 2023. Somente nos primeiros seis meses do ano, foram abertos mais de 140 mil empreendimentos entre bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas do Serasa Experian, divulgado em outubro de 2023.

Outra pesquisa do setor revelou as preferências do público de bares e restaurantes. O levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae, com mais de 6 mil pessoas em todas as regiões do país, apontou que 93% dos que optam por consumir uma refeição feita fora de casa, preferem comer no próprio estabelecimento, ou seja, mesmo com o crescimento do delivery, sair para comer em lugar diferente ainda está no gosto do público.

Segundo o estudo, o maior motivador da ida a bares e restaurantes são as celebrações/festas, que foi indicada por 76,6% dos participantes, seguido por desfrutar de momentos de convívio e diversão com amigos (76,3%). Os dados são potenciais para definir ou redefinir estratégias, de acordo com Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding que detém mais de 90 bares e botecos espalhados em cinco estados brasileiros.

“Conhecer o perfil do público, o que ele gosta e consome é essencial antes mesmo de abrir o negócio. Ter essa persona bem definida é o primeiro passo para planejar aonde quer chegar”, explica. Segundo o executivo, a primeira marca do grupo, a rede Espetto Carioca, especializada em espetinhos gourmet, que hoje conta com mais de 55 unidades pelo país, desde o início foca em um ambiente mais sofisticado, pensando no público que investe em um ticket médio mais alto em busca de um espaço diferenciado e experiências gastronômicas. “Precisamos garantir que os preços da casa coincidam com o poder de consumo do público, por isso é importante muito estudo de mercado e, se possível, contar com o apoio de uma consultoria especializada”, enfatiza.

Já a estratégia por trás do Mané, boteco metido a chique, que também pertence ao grupo Impettus, é manter a essência para o qual foi criado, mas com toque de alta gastronomia. “Nós não tivemos receio de transformar o tradicional boteco de bairro em uma rede de boteco diferenciado. Nosso objetivo é proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas por meio de um ambiente despojado,  gourmet e sofisticado, mas sem perder a cultura de boteco”, explica Daniel Bittencourt, embaixador da marca e de novos negócios. Para se destacar no mercado o Mané aposta em produtos autorais, alguns deles, como a batida, podem ser comprados para levar para casa. Além disso, a casa conta com finalização de pratos na mesa do cliente – o que não é comum em botecos tradicionais.

Outros atrativos que o grupo investe em seus mais de 90 bares e botecos são eventos, confraternizações, música ao vivo e espaço kids. “Como a pesquisa da Abrasel mostrou, as pessoas procuram locais para celebrar e se divertir com os amigos. Se antecipar com soluções que vão ao encontro desse perfil é essencial para sair na frente e ganhar a fidelidade dos clientes”, finaliza. 

Sobre o Espetto Carioca 

O Espetto Carioca é uma rede de bares e restaurantes criada em 2011, na zona oeste do Rio de Janeiro, pelo empresário Leandro Souza. No ano de 2012, entrou para o franchising e atualmente conta com mais de 55 unidades espalhadas em cinco estados. Filho de empregada doméstica e de um porteiro, Leandro Souza, que já foi considerado o “Rei dos Espetinhos” na capital fluminense, hoje espalha o lifestyle carioca pelo país, através de uma rede que oferece mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas. Mais informações aqui.

Sobre o Mané

Criada em 2019, a rede de botecos Mané nasceu a partir da expertise de três amigos que já atuavam no ramo de franquias. Os empreendedores Daniel Bittencourt, Arianne Bastos e Eduardo Oliveira criaram o Mané, um boteco f*#@ criado para proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas, mas sem perder a cultura raíz de boteco. Em junho de 2021, a rede foi integrada ao grupo Impettus, holding que detém também as marcas Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e Bendito, para ser franqueada por todo o Brasil. Atualmente, conta com mais de 25 unidades e mira expansão na região Sudeste. Mais informações aqui.

Por Markable