Churrasco no Natal: pesquisa revela que 30% dos brasileiros adotam a churrasqueira como novo clássico da ceia

Em busca de mais praticidade e para atender a diferentes configurações familiares, o churrasco, paixão nacional, também é preferência nas festas natalinas

Favorito em diferentes ocasiões de consumo, o churrasco é também umas das opções preferidas nas ceias pelo país: mais de 30% dos brasileiros afirmam celebrar o Natal à churrasqueira¹. De acordo com dados de pesquisa realizada pelo time de CRM&Insights da BRF, o Natal é a terceira ocasião com o maior número de menções associadas ao churrasco, totalizando 11.084 citações no X (Twitter), reforçando esta preferência das famílias brasileiras.


O levantamento, específico sobre churrasco, analisou 5.276.968 menções, no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023, em redes sociais como X (Twitter), Facebook, Youtube, Google e Instagram, além de portais de notícias, e apontou ainda as preferências com relação aos principais cortes, com a picanha em primeiro lugar, seguida pela linguiça e a costela. A pesquisa revela ainda o domingo como o dia ideal para o preparo do churrasco, com 129.963 menções, seguido pelo sábado e a sexta-feira.


Já em outro estudo exclusivo que mapeou menções ao Natal nas redes sociais de 2021 a 2023, o churrasco aparece em sétimo lugar entre as “Receitas com gosto de Natal”, com 7.446 menções, ficando atrás apenas de pratos mais tradicionais como o peru e o tender e a frente de clássicos como a farofa, a lentilha e o frango assado.


“O churrasco é uma expressão genuína da cultura brasileira, e perceber essa paixão se estender às celebrações de fim de ano é uma oportunidade única para a Perdigão. Como marca que acompanha as necessidades do consumidor, buscamos unir o sabor inconfundível do Chester®, ícone do Natal, à tradição da churrasqueira, com a linha Perdigão Na Brasa. Inovações como a Linguiça de Chester® Na Brasa refletem nosso compromisso em conectar tradição e modernidade, celebrando o prazer de estar junto de quem amamos.”, afirma Marina Secaf, gerente executiva de marketing da Perdigão.


A marca é a única a possuir o Chester®, líder absoluto na categoria de aves especiais natalinas², que conta com outras inovações na linha Perdigão Na Brasa como a Coxa e Sobrecoxa Chester® Na Brasa e o Peito de Chester® Na Brasa, ideais para acompanhar o lançamento em um menu natalino completo. A linha Perdigão Na Brasa conta atualmente com um portfólio completo com cortes de frangos, suínos, hambúrgueres e linguiças, que atendem a variados formatos de churrasco. Para conhecer todos, basta acessar o site oficial da marca.
 

¹ Fonte: Consumer Hub BRF | Kantar

²Fonte: Nielsen Scantrack | T. BR AS+C&C | CARNES NATALINAS – OUTRAS AVES | 10 SEMANAS (29/10 – 31/12)