A votação da proposta que pode levar ao título acontece na próxima terça, 12 de março, na SECEC-DF 

 

Mito do Calango Voador e Outras Histórias do Cerrado”, cujo prefácio foi escrito por Luiz Antonio Simas. Nas palavras do professor, “o necessário registro do Fuá de Seu Estrelo como um bem imaterial da cultura de Brasília e do Cerrado encerra muito mais que uma iniciativa de salvaguarda do patrimônio. Ele afirma que, diante de um Brasil projetado como estado-nação a partir do colonialismo e da colonialidade, pulsam as brasilidades como elementos de construção de sentidos inventivos de mundo”.

A brincadeira do Fuá do Seu Estrelo faz parte do conteúdo programático do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), há mais de 10 anos. Por sua ligação com Brasília e o Cerrado, virou uma referência cultural e está na vanguarda de um novo olhar sobre o que é a tradição. Uma sabença inovadora e genuinamente brasiliense e brasileira, de indiscutível valor patrimonial para o Brasil. 

“É preciso e urgente preservar as culturas que aqui existiam, como também as culturas que aqui chegaram trazidas por candangos e candangas. Mas também se faz necessário deixar a cidade criar e experimentar suas próprias tradições. É pela cultura popular e suas criações que podemos experimentar de forma inventiva a nossa cidade, transformando nosso lugar pelo encanto e pela coletividade. O Fuá de Seu Estrelo é só o início de várias outras tradições que podem surgir estimuladas por esse reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal. É a prova cultural de que a utopia ainda mora em Brasília”, finaliza Tico Magalhães. 

Serviço – reunião aberta para votação

Data: 12 de março 

Local: Auditório do 2º andar da Biblioteca Nacional 

Horário: 10h

Assessoria de imprensa: La Pauta (61) 981687402 assessoria@lapautacomunicacao.com 

1 comentário

Comments are closed.