Dia 24 de abril é comemorado oficialmente o Dia do Churrasco. Para todos os brasileiros e brasileiras apaixonados por churrasco, a data se torna mais um ótimo motivo para acender a churrasqueira e caprichar nos vinhos que acompanharão cortes de carnes vermelhas e brancas, diferentes tipos de linguiças, frango, queijos e outros itens que podem ir à grelha.

Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, reforça que para harmonizar vinho e churrasco é importante considerarmos sempre a intensidade do sabor, suculência, gordura e a textura das proteínas escolhidas. “A acidez e os taninos do vinho, por exemplo, contrastam com a gordura da carne, deixando o paladar mais fresco e macio”, explica a especialista. Confira mais algumas dicas da Sommelière e indicações de rótulos de acordo com cada tipo de ingrediente escolhido para o churrasco. 

  • Carne de porco, queijos e legumes: para acompanhar, o espumante Bouchon País Cinsault Extra Brut 2019 é um coringa, com sua cremosidade e acidez refrescante.

○       Link com descrição e valor: https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-bouchon-pais-cinsault-extra-brut-2019/prod25693.html

  • Peixes e frutos do mar ou linguiças mais apimentadas: aqui a dica é o Hielo Sur Secret Blend Rosé D.O. Valle de Colchagua 2021, um rótulo que combina a intensidade da Syrah com o frescor da Sauvignon Blanc, surpreendendo e encantando o paladar. Por serem no geral vinhos leves, refrescantes e sem alto teor alcoólico, os rosés se tornam os ideais para acompanhar um dia de churrasco do início ao fim.

○       Link com descrição e valor: https://www.wine.com.br/vinhos/hielo-sur-secret-blend-rose-d-o–valle-de-colchagua-2021/prod26854.html 

  • Carnes vermelhas mais magras: para harmonizar com estas opções de carne, o Costero Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2020, rótulo que passa brevemente por barricas de carvalho, que conferem toques defumados e tostados semelhantes aos que as carnes adquirem na brasa, é uma ótima opção. Para carnes mais magras podemos eleger tintos com pouca presença de taninos, como os elaborados pela Gamay e Pinot Noir.

○       Link com descrição e valor: https://www.wine.com.br/vinhos/costero-reserva-d-o–valle-de-leyda-pinot-noir-2020/prod26044.html

  • Carne vermelha – Picanha: o Manos Negras Selección de Suelo Malbec 2019 vai de encontro ao sabor e textura deste corte. A picanha pede vinhos com taninos destacados, como podemos encontrar nos Malbecs e Cabernets Sauvignon.

○       Link com descrição e valor: https://www.wine.com.br/vinhos/manos-negras-seleccion-de-suelo-malbec-2019/prod27309.html

  • Carne vermelha – Costela: o Hunter and Fox Syrah 2019 tem todos os predicados para tornar essa experiência memorável. Com carnes mais intensas, a dica é considerar vinhos mais frutados, com boa acidez e notas de especiarias, como os Syrahs do novo mundo ou os elaborados pela Primitivo, na Itália.

○       Link com descrição e valor: https://www.wine.com.br/vinhos/hunter-and-fox-syrah-2019/prod23728.html

Independente da sua escolha para a grelha, tem um vinho especial esperando para completar esse momento. Para comprar esses em destaque e conhecer outros rótulos, acesse o www.wine.com.br.  

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação. Além disso, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.