Com programação pensada para toda a família, o tradicional encontro candango reúne moda, arte, design, gastronomia, atividades gratuitas e DJs em espaço histórico de Brasília.

No dia 05/08, das 13h às 22h, o Museu do Catetinho recebe a edição especial de Dia dos Pais do tradicional encontro da família brasiliense, o PicniK. Com entrada gratuita até as 16h — após este horário, é necessária a colaboração com 1kg de alimento não perecível destinado ao programa Abrace —, o evento propõe uma rica grade de atrações com classificação livre, voltada para toda a família, buscando possibilitar a aproximação entre pais, filhas e filhos, por meio da realização de atividades lúdicas e educativas que incentivem a consciência.

A edição especial do PicniK é uma ótima oportunidade para adiantar os presentes para os papais. A proposta de trazer a família brasiliense aos locais importantes da cidade, oferecendo um novo significado, a partir dos diversos elementos que compõem esse grande circo de atrações, segue firme e forte!

Catetinho

A realização, que conta com fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), acontece, pela primeira vez, neste espaço fundamental para a história de Brasília, que é o Museu do Catetinho. Mantendo a proposta de revitalizar e ressignificar territórios candangos, no fim de semana que antecede a data comemorativa dos pais, o PicniK reapresenta à comunidade um de nossos preciosos museus, cujo acervo estará aberto à visitação até 20h, sem necessidade de retirada de ingresso antecipado.

Além de ter estacionamento amplo e gratuito, o espaço conta com nova entrada pelo Country Club. Haverá ainda uma van gratuita, partindo da Rodoviária do Plano Piloto, possibilitando amplo e fácil acesso ao evento.

Mercado criativo local

Com o objetivo de promover marcas, produtos e artistas locais, o PicniK contará com a participação de numerosos empreendedores criativos que atuam nas áreas de arte, moda e decoração. 

Espaço gastronômico

No PicniK, a Praça de Alimentação será o ponto de encontro para chefs renomados, jovens talentos e os adorados food trucks do Distrito Federal, todos reunidos para apresentar a rica diversidade e qualidade da gastronomia de Brasília. Pensando na inclusão de todos os públicos, o evento terá opções de alimentação vegana com quitutes saborosos e saudáveis, garantindo que todo mundo possa participar desse momento especial.

Atividades para a família

Para o público infantil, o PicniK oferece ao longo do dia uma ampla variedade de áreas com brincadeiras diversas, espetáculos, atividades educativas e espaços especialmente voltados para famílias com bebês.

Para os adultos, as opções de entretenimento são igualmente vastas. O desafio é conseguir aproveitar todas as experiências proporcionadas pelo evento. Haverá atividades para movimentar o corpo e equilibrar a mente, como meditação, yoga e acrobacias, além de atendimentos voltados para o relaxamento, como massoterapia, tarô e outras práticas holísticas, que estarão inclusas na programação.

PICNIK 05 DE AGOSTO DE 2023  | MUSEU DO CATETINHO

Especial de Dia dos Pais

PROGRAMAÇÃO

MERCADINHO ARTE, MODA e DESIGN 

Expositores de arte, moda, decoração, plantinhas, produtos orgânicos, entre outros, mostrando o lindo rosto da economia criativa candanga.

PRAÇA de ALIMENTAÇÃO + ÁREA VEGANA

Chefs renomados, jovens talentos e os foodtrucks destaques do DF, comprovando a diversidade, qualidade e riqueza da gastronomia brasiliense. Opções veganas e quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável e equilibrada, destinado principalmente ao público com restrições alimentares (glúten, açúcar etc).

MUSEU de CATETINHO – Visita Guiada 

Um dos principais pontos históricos de Brasília, tombado pelo IPHAN, o Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, durante a construção do novo Distrito Federal. O projeto temporário foi desenvolvido durante dez dias para que a equipe do presidente e diretores da Novacap pudessem realizar suas reuniões enquanto Brasília estava em obras. Arquitetado por Oscar Niemeyer, o projeto foi inaugurado em 10 de novembro de 1956 com a presença de JK. 

Conheça mais dessa história e faça uma visita guiada gratuita. O acesso tem o limite de 15 pessoas por vez., com necessidade de retirada de bilhete/pulseira no local.

MINI-ARENA* 

Uma variedade de espetáculos infantis, circenses e de encantarias para animar esse dia tão especial, trazendo a boa palhaçaria e magia #feitoembsb para os holofotes do  picadeiro!

  • 14h – Vassoura sobre Humano – João Fiapo – @joa1aguiar.
  • 15h – Espirais da ilusão – @leticia.circo.
  • 15h30 – Onírica – Lis Piantino – @lispiantino.
  • 16h30 – Disputa Discreta – Pedro Olivo e Bárbara Lima – @peuolivo e @2002thunder.
  • 17h – Arremesso de Facas – Palhaço Bené.
  • 18h – Teatro Alpargata, bonequeiro – Rafa Teixido – @rafateixido.

SEJA CIRCO

  • 14h30 até 16h – Oficinas Perna de Pau com Vanessa Brandão – @vanessa.dbrandao.
  • 15h30 – Oficina de Malabares com Bernardo Ouro Preto.

ESPAÇO MIRIM por ALEGRIA*

Espaço de interação entre as crianças e as famílias, a partir da ecopedagogia, que busca despertar a energia do colaborativo, da alegria e da abundância por meio da criatividade e do contato com a natureza. Aqui, trazemos espaço de artes e  aquelas brincadeiras que costumávamos fazer na rua quando éramos crianças, lembra?

Acompanhamos as crianças e apresentamos brincadeiras como corre cutia, corda, balangandã, entre outras.

  • 13h às 18h:

– Espaço de artes: oficina de pintura com tinta natural e mandala.

– Brincadeiras tradicionais: oficina de balangandã, corda e corre cutia. E muito mais!

ÁREA KIDS

  • 14h às 18h — Brinquedos infláveis, pula-pula, brinquedoteca, kart, circuito Le Parkour e slack-Line:

ESPAÇO MARANDUBINHA*

Espaço dedicado às famílias com bebês e crianças dentro do PicNik com uma biblioteca infantil disponível para todos e rodas de leitura de hora em hora!  Aqui as famílias podem curtir juntos boas leituras e compartilhar histórias! 

  • 14h, 15h e 17h — Roda de Leitura para crianças com Mel Baracho.
  • 16h — Contação de História Indígena para Crianças com Oziel Ticuna – @ozielticuna.

ÁREA DE CURA

Atividades de massoterapia, acupuntura, dentre outras práticas holísticas, ancestrais, atendimentos individuais sujeito a doações, das 13h às 19h:

  • Massoterapia com Maristela e Adalberto (AADV – Associação de Amigos do Deficiente Visual).
  • Benzimento com Beatriz Aguiar – Espaço Harika – @beatrizaguiarr.
  • Tarô terapêutico com David Marcelo – @ladobtaro.

ÁREA ZEN*

Oxigênio para sua existência com atividades voltadas para promover a interação saudável entre pais, mães e filhos. Além de desenvolver coletivamente espaços de autocuidado.

  • 14h30 – Shantala massagem para pais e bebês, por Magali Melo – @sementear.doulagem.terapias.
  • 15h30 – Yoga em dupla, por Helton Azevedo – @yantrayogabrasilia.
  • 16h30 – Meditação para a família toda, por Carla Renata – @careioga.

LOUNGE DJs

Trilha sonora inusitada e divertida comandada por DJs destaques na cena musical

alternativa candanga:

  • 13h – Gui Rabelo.
  • 14h – Maiê.
  • 15h – DJ Afrika.
  • 16h – Lethal.
  • 17h30 – Ogunda-O.
  • 19h – PSK.
  • 20h30 – Helton Johnny.

Pelo bosque: Show-Performance-Instalação

  • 16h – Sons Of Maia.

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS 

Piratas de Ágora

Saquear o passado para recriar o futuro é o que propõe Matheus Góes com sua intervenção Piratas de Ágora. Nascido em Brasília, o fotógrafo traz em sua intervenção imagens capturadas nas ruas de algumas das capitais do Brasil, tecendo uma narrativa decolonial onde os espaços são ocupados com alegria e alvoroço, exaltando o imaginário coletivo dos povos afro-indígenas.

Mundo PicniK

Ação com curadoria da equipe PicniK, que passeia pela coleção de posters do projeto, sempre desenhados por artistas independentes locais e retratando o cotidiano ou elementos da realidade candanga. 

ÁREA INDÍGENA*

O espaço de curas e culturas indígenas será o ponto de contato do público PicniK com nossa ancestralidade nativa: artesanatos, pinturas, práticas xamânicas, cantos, literatura, meditação dão o tom deste intercâmbio que promete ser potente. 

CENTRAL ACESSIBILIDADE por SURDOS DO CERRADO + AAVD

Teremos na entrada principal do evento um receptivo especial para pessoas com deficiência auditiva e visual, onde disponibilizamos facilitadores e visitas guiadas pelo evento. Para pessoas com deficiência ou limitações físico-motoras teremos um acesso especial com acessibilidade para cadeirantes! 

REST MY BIKE powered by GERINGONÇA OFICINA 

Vir de carro não está com nada, style mesmo é vir de bicicleta! Para facilitar a vida de nossos ciclistas, teremos um guarda-bikes gratuito dentro do evento, com possibilidade de realizar também pequenos serviços de manutenção por Geringonça Oficina (@gerigonca.cc). 

Transfer Gratuito

Partiu PicniK?! Procure um dos monitores! Transfer gratuito da rodoviária do Plano até o local do evento. Fique de olho nas redes sociais para saber horários e locais de encontro.

Acesso por ABRACE (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) – A partir das 16h, será necessário doar 1kg de alimento para ingressar no evento.

Surgiu em 1986, quando um grupo de pais, cujos filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), se uniu para ajudar outros pais de crianças que estavam passando pelas mesmas dificuldades. Assim nasceu a Abrace, com foco em ajudar as famílias que, além da doença, enfrentavam condições socioeconômicas que agravavam ainda mais esse momento tão delicado. Esta será a 8ª edição do PicniK com esta parceria, responsável por arrecadar mais de R$160.000,00 em colaborações diretas ou doações de alimentos. 

* Atividades Gratuitas

Assessora de imprensa

Camila Muguruza 

(61) 9 8168-7402