Uma solução genuinamente candanga com expertise em vivências ao ar livre para o público alternativo brasiliense, o projeto multicultural PicniK realiza, neste mês de outubro, sua 38ª edição. O evento acontece nos jardins do Centro Cultural Banco do Brasil, no Dia das Crianças, data em que também se comemoram os 22 anos do emblemático espaço.

A plataforma multicultural oferece uma programação extensa e variada para toda a família, nos jardins do Centro Cultural Banco do Brasil, que comemora 22 anos no feriado de 12 de outubro

Assim, no feriado de quarta-feira, 12/10, entre 13h e 22h, o evento apresenta um leque infindável de atividades e espaços para toda a família com classificação etária livre. A realização desta edição acontece graças ao patrocínio da Claro, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF), e às parcerias com Embaixada da Holanda, Banco do Brasil e o Infinu Comunidade Criativa.

O PicniK disponibiliza no dia 12 trânsito gratuito entre a Rodoviária e o CCBB Brasília: em ônibus PCD, capaz de atender público cadeirante, com saídas às 13h30, 15h, 16h30 e 18h; e retorno às 18h30, 20h e 22h. Mantendo a tradição, a entrada é gratuita. A partir das 16h, o acesso será concedido, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, em benefício da Abrace DF.

Programação completa

            Conheça a grade de atrações elaborada pela organização do PicniK para contemplar essa data duplamente especial. *Atividades gratuitas.

❖     Mercadinho, Arte, Moda e Design: cerca de 80 expositores candangos de arte, moda, decoração, plantas, orgânicos, etc.

❖     Todas elas powered by Fundação Assis Chateaubriand: espaço destinado à comercialização de produtos feitos por empreendedoras do programa Todas Elas – Mulheres que transformam Talentos em Negócios é realizado pela Fundação Assis Chateaubriand.

❖     Espaço Indígena: ponto de contato com nossa ancestralidade nativa: artesanatos, pinturas, práticas xamânicas, cantos, literatura e meditação.

❖     Praça de Alimentação: chefs renomados, jovens talentos e food trucks mostram a riqueza gastronômica brasiliense em mais de 40 operações diferentes.

❖     Área Vegana: quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável e equilibrada. Pavilhão organizado em parceria com a Frente de Ações pela Libertação Animal (Fala).

❖     Mini-arena powered by Claro*: a Trupe Zepelim de Led leva ao público peças de teatro circenses e de comédia no espaço mambembe, de 14h às 19h, com:

●     Carro Ambulante – Trupipapas;

●     De novo e Outra vez –  Fantástico Circo Sem Lona;

●     As peripécias de Pruuu e seu ilustre convidado Bocó;

●     Cadê? – Chamados Lúdicos;

●     O Amaldiçoado Circo Lunar – Trupe Zepelim de Led;

●     Sacra Brasa – Luara Campanatti;

●     Inabitável –     Grupo Pele;

❖     Área Kids by Tio Kiko: Brinquedos infláveis, pula-pula, brinquedoteca, kart, circuito le parkour e slackline, das 14h às 18h.

❖     Área Zen*: atividades voltadas para promover a interação saudável entre pais, mães e filhos, das 13h às 19h, com:

●     14h30 – Aula de Shantala por Magali Melo;

●     15h30 – Yoga para Crianças, por Nambir Kaur;

●     16h30 – Meditação para Famílias por Gabriella Bentes;

●     17h30 – Concerto Meditativo por Sonam Henry;

❖     Área de Cura: massagem, acupuntura e outras práticas holísticas, das 13h às 19h.

●     Magnified Healing, por Daphne Kipman, Maísa Flor & Samyra Akasha;

●     Reflexologia nos pés e Bambuterapia, por Instituto Atmo Danai;

●     Massoterapia com AADV – Associação de Amigos do Deficiente Visual;

❖     Espaço Marandubinha*: dedicado às famílias com bebês e crianças, com uma biblioteca infantil e rodas de leitura às 14h, às 15h e às 16h com Adriana Bertolucci.

❖     Palco de Bandas – Campeonato Brasiliense de Surf Music powered by Embaixada da Holanda*: festival dedicado à surf music instrumental com bandas nacionais e internacionais, das 13h às 22h, com:

●     13h30 – Os Impossíveis;

●     14h30 – Cherry Pickles (UK);

●     15h30 – Os Gatunos;

●     16h30 – Gasolines (SP);

●     17h30 – Felipe Cordeiro (PA);

●     19h – Doctor Velvet (HOL);

●     20h30 – Sapatos Bicolores;

●     21h30 – The Anomalys (HOL).

❖     Pista de Dança – Disco´n´funk powered by Claro*: comandada pelo projeto candango dos residentes Jean C e Lethal, focado na black music e suas vertentes.

❖     Central de Acessibilidade powered by Surdos do Cerrado + AAVD*: receptivo especial para portadores de deficiência auditiva e locomotora com facilitadores e visitas guiadas.

❖     Rest my Bike powered by Geringonça Oficina*: guarda-bikes gratuito, pequenos serviços de manutenção e exposição de tall bikes do acervo de Kande Bonfim.

❖     6° Feirão de Bikes Usadas Rodas da Paz*: compra e venda de bicicletas usadas. O cadastro é feito na hora e o ideal é chegar no primeiro horário. Conta ainda com o projeto Doe Bicicleta e a possibilidade de associar-se ao Rodas e adquirir produtos.

●     15h – Contação de História –  Livro Pedalar é Suave;

●     17h – Rodas de conversa sobre mobilidade urbana.

❖     Ecoponto*: ao se dirigir a um desses pontos, é possível receber orientações sobre descarte, fazer a separação dos resíduos e ganhar uma água.

❖     Acesso por ABRACE – a partir das 16h será necessário 1kg de alimento para ingressar no evento: esta será a 7ª edição do PicniK com esta parceria, responsável por arrecadar mais de R$120.000,00 em colaborações diretas ou doações de alimentos.

❖     Acontece Picnik: capacitação de empreendedores com atividades para agregar valor à marca de cada um e qualificar o produto #feitoembsb. Nesta edição: palestra gratuita com Luara Baggi sobre como fotografar produtos com o celular, em 08/10, das 15h às 17h, na Infinu (506 Sul). As vagas são limitadas e a inscrição, via formulário disponível no perfil do PicniK.

Com mais de 10 anos, o PicniK é figura relevante do cenário cultural brasiliense. Trata-se de um verdadeiro guarda-chuva para uma série de modernas iniciativas e projetos inovadores que revelam a cidade pelo viés da cultura, da economia criativa e da originalidade. “Aos poucos retomamos a dinâmica de preencher datas importantes do calendário brasiliense, oferecendo às famílias uma opção cultural diversa, democrática e de qualidade. Graças a parcerias importantes como Claro, CCBB e Embaixada da Holanda, estamos de volta para celebrar o dia das crianças, oportunidade de conectar os pequenos com uma potente vitrine do que é produzido localmente, sempre com foco no original e autoral“, elucida Miguel Galvão, sócio-diretor da plataforma.

Aniversário CCBB + Abertura de Mundo Zira – Ziraldo Interativo

Além das atividades do PicniK nos jardins, o CCBB Brasília ainda apresenta no dia 12, data de seu aniversário, uma extensa programação em todos os seus espaços. Destaque para a abertura da exposição MUNDO ZIRA – ZIRALDO INTERATIVO, repleta de obras para todas as idades, perfeita para o Dia das Crianças.

Também com uma grande programação, o CCBB Educativo apresenta atividades especialmente pensadas para as crianças, a partir das 10h, com destaque para o Livro Vivo, que apresenta às 14h e 16h uma leitura imersiva da obra de Ziraldo, dentro da exposição Mundo Zira. Ponto de encontro: Sala do CCBB Educativo.

O CCBB Brasília abre suas galerias a partir das 9h, com visitação às exposições Trilogia Limítrofe (Galeria 4), A Forma Não Cumpre a Função (1º Andar / Museu BB) e Mundo Zira – Ziraldo Interativo (Galeria 3 e Pavilhão de Vidro). O Cine CCBB apresenta dois filmes da Mostra de Cinema Norueguês neste feriado: Uma História de Sapos (17h30, Livre) e O que as Pessoas Vão Dizer (19h, 14 anos).

Toda a programação do CCBB Brasília no dia 12 de outubro é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site bb.com.br/cultura

Cidade em Movimento

            Com mais de 10 anos, o PicniK é figura relevante do cenário cultural brasiliense. Trata-se de um verdadeiro guarda-chuva para uma série de modernas iniciativas e projetos inovadores que revelam a cidade pelo viés da cultura, da economia criativa e da originalidade. “Aos poucos retomamos a dinâmica de preencher datas importantes do calendário brasiliense, oferecendo às famílias uma opção cultural diversa, democrática e de qualidade. Graças a parcerias importantes como Claro, CCBB e Embaixada da Holanda, estamos de volta para celebrar o dia das crianças, oportunidade de conectar os pequenos com uma potente vitrine do que é produzido localmente, sempre com foco no original e autoral“, elucida Miguel Galvão, sócio-diretor da plataforma.

Dia das Crianças

Considerada uma opção ímpar e disruptiva entre os eventos ao ar livre em Brasília, o PicNik é indicado tanto às jovens famílias como à população idosa. Com atividades que promovem interação entre pessoas dos mais diferentes perfis e idades, sempre mantém as condições e paisagens clássicas de um verdadeiro piquenique. “Traremos de volta o Espaço Marandubinha com área de leitura, Contação de Histórias e Descanso para Bebês. Nas atividades de bem-estar e saúde integral, teremos Yoga para Crianças e Meditação em Família. Já na Mini Arena, graças a Claro teremos um reforço, com cerca de 7 espetáculos de circo e teatro, além de uma área com pula-pula, infláveis e diversos brinquedos. Estamos muito felizes em voltar ao CCBB para uma comemoração dupla, oferecendo feriado de descanso com lazer lúdico e diversão de qualidade em família, fortalecendo a cena alternativa (#feitoembsb)”, explica Maiene Horbylon, coordenadora do PicniK.

Solidariedade e conscientização

Com algumas frentes destinadas a difundir novos hábitos e maneiras de viver mais saudáveis e conscientes, os idealizadores do projeto trabalham com a ideia de que pequenas atitudes podem trazer grandes transformações. Assim, iniciativas voltadas para a conservação do meio ambiente (água gratuita para quem joga lixo no local correto), a acessibilidade (transfer gratuito entre Rodoviária e o CCBB), a filantropia (gestão dos alimentos arrecadados pela Abrace-DF), saúde (yoga, meditação etc) e empreendedorismo criativo (maior mercadinho autoral de arte, moda e decoração da região) fazem parte da agenda do PicniK, uma forma autenticamente candanga de se encontrar e celebrar as coisas legais da cidade.

Serviço: PicniK – Dia das Crianças + Aniversário do CCBB.

Data e horário: quarta, 12 de outubro, das 13h às 23h.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília).

Entrada: gratuita até às 16h. Após, é necessária a colaboração com 1 Kg de alimento não perecível para a Abrace. Proibida a entrada com bebidas e comidas.

Classificação: livre.

Redes sociais: https://www.instagram.com/picnikbsb/?hl=pt e https://www.instagram.com/ccbbbrasilia/.

Sites: http://picnik.art.br/ e https://ccbb.com.br/brasilia/

Patrocínio: Claro, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC DF), Governo do Distrito Federal.

Fotos edições anteriores: https://drive.google.com/drive/folders/19GkehRLmoiinzWDfZOrxBSrM23uqanEB?usp=sharing.

Assessoria de imprensa: La Pauta Comunicação – (61) 9 81687402

Assessora de imprensa

Camila Muguruza 

(61) 9 8168-7402