Frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitaya vermelha e tomates, são os mais indicados para a prevenção da doença

Alimentação saudável, controle do peso e prática regular de atividade física são grandes aliados na prevenção do câncer de mama. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de cinco hábitos que ajudam a diminuir as chances de desenvolver a doença. Estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que o peso da alimentação nesse contexto ganha cada vez mais relevância, e hábitos saudáveis são capazes de evitar 28% dos casos. Uma rotina de autocuidado e a realização de exames periódicos integram os alertas da campanha Outubro Rosa, movimento que visa a conscientização da população sobre a doença.

A nutricionista explica que consumir uma média de 500 gramas ou cinco porções ao dia, entre verduras, frutas e legumes, fornece ao corpo vitaminas, minerais, fitoquímicos e compostos antioxidantes previne o câncer de mama. “Esses compostos atuam na saúde celular e fazem a prevenção”.

As frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitaya vermelha, cereja, melancia, tomates e similares são os mais indicados, segundo Renata, para a prevenção da doença. “Cúrcuma, brócolis, gengibre, alho, cebola e grãos em geral, incluindo a soja, também devem ser consumidos com frequência”, orienta a especialista. Os alimentos fontes das gorduras boas, como azeite, abacate, castanhas e peixes devem fazer parte da dieta regular.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o Inca estima que em 2022, ocorrerão 66.280 casos novos. “Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, com excesso de sódio, conservantes e gorduras trans ajuda a diminuir as chances de incidência da doença. Bebidas alcoólicas, sucos artificiais e refrigerantes devem ser consumidos raramente”, afirma Renata.  
5 hábitos que ajudam a diminuir a chance de câncer de mama:

1 – Consumir pelo menos 2 porções de legumes e verduras e 2 a 3 porções de frutas todos os dias;
2 – Consumir alimentos ricos em antioxidante e fitoquímicos regularmente (cúrcuma, gengibre, frutas vermelhas, oleaginosas);
3 – Manter controle de peso saudável;
4 – Fazer atividades físicas de forma regular;
5 – Ter uma rotina de autocuidado com a realização de consultas e exames periódicos;

Renata ensina 3 receitas fáceis de fazer para manter uma alimentação saudável:


Salada de folhas com melancia 
1 xícara de melancia cortada em cubinhos
1 xícara de mini tomates partidos ao meio
½ xícara de coco seco em lascas
½ xícara de folhas de hortelã lavadas
½ maço de rúcula
Azeite e sal a gosto para temperar

Modo de preparo:
Acomode as folhas de rúcula previamente lavadas em uma saladeira.
Por cima, acomode a melancia em cubos, o tomate, o coco em lascas e as folhas de hortelã. Finalize com uma pitada de sal e azeite e sirva em seguida.

Bowl antioxidante
1 pitaya vermelha
1 banana congelada
2 colheres de sopa de iogurte grego
1 kiwi
4 morangos
1 colher de sopa de semente de abóbora

Modo de preparo:
Bata no liquidificador a banana congelada, o iogurte e a pitaya. Coloque em um bowl e por cima acrescente os morangos e o kiwi picados.

Smoothie Amarelo
200ml de água de coco
½ banana congelada
½ colher de café de açafrão da terra
Polpa de 1 pêssego maduro

Modo preparo:
Bata tudo no liquidificador ou no mixer e sirva em seguida.
    SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti. Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/  
Siga o Oba Hortifruti
Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/ 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA DF – REDE OBA HORTIFRUTI
Proativa Comunicação
Contatos:  Sarah Farias (61) 99816-0852 / Flávio Resende (61) 99216-9188
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br
Twitter/Facebook/Instagram: @Proativa