Conquistar a própria independência financeira e ser o seu próprio chefe. Esses são os desejos de muitos brasileiros que sonham com o próprio negócio. Porém, na hora de abrir uma sociedade, grande parte dos empreendedores preferem pessoas próximas e familiares. Tanto que, de acordo com um estudo divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), os negócios de cunho familiar representam 90% das empresas abertas no Brasil.
Buscando mais segurança e praticidade, muitos brasileiros preferem investir nas franquias, por ser um modelo já consolidado e testado no mercado. Só no segundo trimestre desse ano, as franquias tiveram um crescimento de 16,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento no ano passado foi de R$ 41,140 bilhões e esse ano saltou para R$48,052 bilhões.
As franquias da capital federal foram as que tiveram melhor desempenho no Centro-Oeste no ano passado. No comparativo com 2020, o faturamento avançou 12%. No total, existem 4.067 franquias no Distrito Federal, um crescimento de 7,7%. Alimentação é o segmento que tem maior participação, 24% no total. Em 2021, as franquias no DF faturaram R$ 5,1 bilhões.
“Eu optei pela franquia pois eu não queria correr o risco de o negócio não dar certo, então eu estudei bastante e vi que o franchising tem a vantagem de já ser algo pronto, formatado e que não exige tanta burocracia na hora de tocar o projeto”, explica Cassia Bicalho. Brasiliense, moradora do Lago Sul, Cassia sempre trabalhou na área administrativa de hospitais. Nos últimos anos, a vontade de assumir o seu próprio negócio ganhou força e ela decidiu então investir em uma franquia de gastrobar.
“Queria trabalhar em um local leve, onde as pessoas costumam ir para dar risada, confraternizar, então de cara já pensei em choperia”, diz Cassia. Foi então que a empreendedora decidiu procurar franquias desse segmento, uma chamou a atenção e ela acabou escolhendo uma rede por um motivo bastante inusitado. Cassia tem dois filhos: Lucas Bicalho, de 26 anos, e Guilherme Janot, de 11 anos. A junção da abreviação do nome de seus dois filhos vira Lugui, e foi um dos motivos que a levou a decidiu investir em uma franquia de chopp chamada “Quiosque do Lugui”.
Fundada em 2018, a rede é conhecida por ser um gastrobar com pratos exclusivos e possuir nas unidades a única chopeira totalmente congelada da América do Sul, além de uma receita de chope criada pelo pai do criador da franquia, Denilson Lugui. “Além do nome da franquia, ela também é uma empresa que tem essa questão de o filho usar uma receita que aprendeu com o pai como o carro-chefe da marca, e eu acho que a família é a base de tudo, e pode ser uma aliada nos negócios também”, pontua Cassia.
Além dos filhos, o pai de Cassia, Caio Bicalho, também foi um dos principais incentivadores do projeto e auxiliou a empreendedora de diferentes formas para que o sonho de empreender se tornasse realidade. O pai da empreendedora acabou falecendo em 2021, mas Cassia decidiu fazer uma homenagem para que ele seja lembrado para sempre tanto pelas lembranças e recordações dos momentos que tiveram juntos, mas também pela ajuda que ele forneceu para que a filha investisse na cervejaria.
“No quiosque tem um espaço reservado só para ele com uma caricatura dele, uma forma carinhosa de deixar eternizado o que ele representa na minha vida e para mostrar que sem ele hoje eu não teria realizado esse desejo de ser dona do meu próprio negócio”, diz Cassia.
Na hora de criar o grupo que irá trabalhar à frente da franquia, a empreendedora decidiu chamar o seu próprio filho Lucas para ser o sócio franqueado da rede. “Como ele trabalha como administrador e contador em uma empresa de contabilidade, eu decidi convidá-lo para participar desse projeto por conta de sua experiência e conhecimento. Nós dois nunca tivemos uma franquia, é a primeira vez que vamos explorar esse universo. Na hora de abrir uma sociedade, eu acho que é importante que seja com alguém de confiança, por isso pensei no meu filho”, ressalta a empreendedora.
Cassia decidiu abrir sua franquia na região da Asa Sul, bairro mais populoso do Plano Piloto, e conhecido por ter padarias gourmet, boutiques de moda e restaurantes internacionais. A expectativa é bastante positiva, principalmente agora com a Copa chegando. “Depois da pandemia, as pessoas fazem questão de ir no bar assistir os jogos juntos, torcer pelos times e vibrar com os gols, então para nós vai ser um período bastante promissor e de muito trabalho, com chopp super gelado e petiscos deliciosos, faremos a diferença”, finaliza a franqueada.
Sobre o Quiosque do Lugui
O Quiosque do Lugui foi desenvolvido especialmente para atender o cliente que valoriza um chopp duplo malte de qualidade, na temperatura ideal. O diferencial está no double chopp o tempo todo e em sua gastronomia com pratos autorais. De fabricação própria, o chopp possui características específicas, com cor diferenciada, cremosidade, sabor e aroma marcantes. Além do chopp exclusivo, conta com a Ice Beer Special, uma chopeira toda congelada com design moderno, que mantém a bebida geladíssima.
O conceito do Quiosque do Lugui segue tendências modernas e diferenciadas, além de um mix de produtos exclusivos, como chopp puro malte, de vinho, Weiss e chopp de IPA. Saiba mais em: www.quiosquedolugui.com.br
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