Parte da programação especial do Espaço Cultural Renato Russo, o festival traz para a primeira infância tradições populares.

O II Festival Casa de Fita, que integra a programação especial do Dia das Crianças, no Espaço Cultural Renato Russo, promove atividades gratuitas voltadas ao público infantil.

Com o mote Confabular Novos Mundos, no dia 12/10, das 10h às 20h, o festival oferece uma grande variedade de atrações:

Bumba Maria Meu Boi – 10h às 11h na Sala Multiuso: projeto guiado por Tamá Freire, filha dos Mestres Teodoro Freire e Maria Sena, tem como proposta fortalecer a identidade cultural e comunitária de mulheres da cidade de Sobradinho, por meio do teatro, da dança e da música presentes na manifestação tradicional do Bumba-Meu- Boi.

Roda de Capoeira Ginga Mirim – Bando Matilha – 11h às 12h na Sala Multiuso: coletivo pluricultural artístico de caráter formativo que, há mais de 10 anos, concebe e executa ações educacionais em escolas públicas do Gama-DF. Entre seus enfoques, estão o acesso, a popularização e a promoção das culturas afro-brasileiras nas escolas.

Mamulengo Fuzuê – Benedito, Abençoado e Bendizido – 15h às 16h no Teatro de Bolso: as personagens dessa brincadeira convidam o público a um singelo e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro. Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza… Cada um entra em cena ao sabor do improviso e da interação com o público, guiados por canções populares executadas por músicos brincantes ou bonecos tocadores.

Abre Alas: Concerto a Doidivana – 18h às 19h na Sala Multiuso: homenagem à concertista e maestra Chiquinha Gonzaga de maneira inédita, por meio do circo-teatro e com a linguagem da palhaçaria musical, em apresentações criadas por a partir da pesquisa de doutorado de Caísa Tibúrcio sobre palhaçaria musical. A atriz,   palhaça e musicista, além de ter uma pesquisa na musicalidade do teatro, é multi-instrumentista: toca acordeom, flauta, pandeiro e canta.

O Auto Estrelado – 19h às 20h na Sala Multiuso: Mané do Zumbido dispara contra o Lobo Guará, animal protegido de Seu Estrelo, e interrompe um festejo que estava na rua em homenagem ao bicho sagrado. O Auto do Guaiá é um espetáculo da tradição do samba pisado que nasceu no Centro Tradicional de Invenção Cultural, vem se reinventando e, assim como o Lobo, está mais vivo do que nunca. O brinquedo traz elementos da cultura popular candanga e faz uma homenagem aos seres encantados do Cerrado brasileiro.

Cultura Popular e Primeira Infância

O projeto encanta a cidade, assumindo a ideia de brincar com tudo que é do nosso lugar e fazer da infância uma revolução. Recorrendo à sábia e festiva cultura popular, encoraja a imaginar e confabular novos mundos, por meio das brincadeiras populares do Mamulengo, da Capoeira, do Bumba-meu-Boi, da Palhaçaria e da moderna tradição do Samba Pisado, criada pelo grupo Seu Estrelo.

“O Casa de Fita oferece um espaço de descoberta e adivinhação, onde as crianças possam reconhecer-se pela natureza, por sua cidade e pelas brincadeiras populares. Tudo isso dentro de um afamado, afetivo e acolhedor lugar de Brasília: o Espaço Cultural Renato Russo 508 sul”, explica  Maria Isabela Aquino, fundadora do Casa de Fita.

Casa de Fita

O projeto nasceu em 2019, co-idealizado pelo Mestre Tico Magalhães e pela arte educadora e brincante Maria Isabela Aquino, com o objetivo de criar arranjos para a educação infantil por meio da cultura do inventar.

Casa de Fita é uma escola de cultura popular, oferecida pelo Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do Grupo Seu Estrelo e da Orquestra Alada. Uma escola imaginada a partir de sua brincadeira cerratense, fundamentada em sua própria mitologia: O Mito do Calango Voador, oferecendo uma pedagogia que tem o cerrado como inspiração.

O II Festival Casa de Fita, que integra o Projeto de Manutenção do Centro Tradicional de Invenção Cultural e o calendário de atividades do Circuito Candango de Culturas Populares, tem fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF.

“O Casa é um espaço único em Brasília. Trabalha com a primeira infância e a cultura popular de uma maneira inovadora, proporcionando cada vez mais possibilidades para as crianças manifestarem sua maravilhosidade, seu encantamento com o mundo”, compartilha Stéffanie Oliveira, presidente do Instituto Rosa dos Ventos.

Serviço: IIFestival Casa de Fita – Dia das Crianças no Espaço Cultural Renato Russo.

Data: 12 de outubro.

Local: Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul.

Site: https://espacoculturalrenatorusso.com.br/.

Rede Social: https://www.instagram.com/casadefita/.

Programação:

●     10h às 11h – Bumba Maria Meu Boi – Sala Multiuso;

●     11h às 12h – Roda de Capoeira Ginga Mirim – Sala Multiuso;

●     15h às 16h – Mamulengo Fuzuê – Benedito, Abençoado e Bendizido – Teatro de Bolso;

●     18h às 19h – Abre Alas: Concerto a Doidivana – Sala Multiuso

●     19h às 20h – O Auto Estrelado – Sala Multiuso.

Assessora de imprensa

Camila Muguruza 

(61) 9 8168-7402