Nutricionista do Oba Hortifruti dá dicas sobre alimentos saudáveis e de rápida preparação, além de revelar a importância do papel dos pais ao encorajar seus filhos a se
alimentarem de forma consciente


Para quem tem filhos em idade escolar, o desafio nos dias de hoje é competir pela atenção das crianças frente às embalagens chamativas de lanches industrializados. Com muitas ofertas de alimentos processados, cheios de conservantes, corantes e outros componentes químicos que fazem mal ao sistema digestivo, os pequenos tendem a ter o paladar alterado pelo consumo em excesso de realçadores de sabor, um grande motivador da recusa de alimentos naturais.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, conta que oferecer alimentos ultraprocessados é, de longe, uma das ações mais prejudiciais à saúde. De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) feito em 2019, um quinto das crianças com até cinco anos está em uma zona de risco de sobrepeso no Brasil. Em torno de 7% delas apresentam sobrepeso e 3% são classificadas com obesidade mórbida. O estudo aponta que sucos de caixinha, refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos e macarrão instantâneo são os principais alimentos consumidos pelos pequenos diariamente. 

Incentivar que as crianças comam bem é importante não só para o bom desenvolvimento do organismo. Por ser o período em que se formam os costumes alimentares, a especialista explica que é muito mais fácil ensinar uma criança a se alimentar de maneira saudável nos primeiros anos do que mudar as práticas durante a adolescência ou vida adulta. “Uma atitude efetiva se dá ao montar lancheira da escola em casa, por exemplo. Oferecer variedade de alimentos, opções não só saudáveis, mas também saborosas são a dica de ouro para cativar o olhar dos pequenos”, comenta.

Renata revela que as frutas, legumes e verduras são alimentos fáceis de introduzir na alimentação diária, pela praticidade de preparo e sabor. Com simples manipulação, alimentos naturais podem ser oferecidos de forma lúdica, com forminhas que se pareçam com personagens animados, tenham formas geométricas, ou até mesmo com composições divertidas entre os ingredientes escolhidos para a lancheira. A dica é transformar a hora do lanche em um momento que cative o pequeno e seus colegas. 
Dentre todas as FLVs (frutas, legumes e verduras), podemos dar destaque ao melão dino, pera rocha e aos mini tomates: Além de doce, o melão dino é fonte de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. Possui potássio que auxilia na prevenção de câimbras, é também uma rica fonte de carboidratos, que dão energia para as crianças. Fácil de colocar nas lancheiras, a pera rocha possui fibras, carboidratos e eletrólitos, importantes principalmente para os dias quentes, em que as crianças perdem esses minerais pelo suor. Fruto que pode ser comido tanto doce quanto salgado, o mini tomate é uma fonte de antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças crônicas, além de fibras e carboidratos. Cabe ressaltar que não basta só dar os alimentos e esperar que a criança coma tudo, é necessário cativar nelas a importância de se comer bem.

Por isso, aqui vão algumas dicas: – Encoraje-as a comer. Sempre que a criança é pressionada ou recebe broncas por não comer, ela fica com cada vez mais medo de se alimentar e cada vez recusará mais alimentos.
-Dê o exemplo. As crianças comem o que veem as outras pessoas ao seu redor comendo.
– Evite trocas por comida. Crianças não devem ser presenteadas por comer, elas precisam entender o hábito genuíno de se alimentar.
– Respeite alguns “nãos”. O paladar das crianças muda constantemente, é normal não se interessar por um alimento de primeira, há tempo de sobra para experimentá-lo outra vez, sem pressão.
Pensando em te ajudar ainda mais, a nutricionista separou quatro combinações de refeições para a lancheira do seu filho. Confira:

Lancheira 1:
Pera + Pão de fermentação natural com homus + água de coco.
Lancheira 2:
Bolinhas de melão + bisnaguinha com bousin + água.
Lancheira 3:
Tomatinhos cereja + ovinhos de codorna + banana.
Lancheira 4:
Saladinha de frutas com castanhas picadas + Queijo coalho em cubinhos.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/  
Siga o Oba Hortifruti
Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/ 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA DF – REDE OBA HORTIFRUTI
Proativa Comunicação
Contatos:  Sarah Farias (61) 99816-0852 / Flávio Resende (61) 99216-9188
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br
Twitter/Facebook/Instagram: @Proativa