Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de cuidados para comprar alimentos em oferta e garantir cardápio saudável

A Black Friday, evento realizado em novembro, que surgiu nos Estados Unidos para iniciar as vendas de Natal, em que o comércio oferece promoção, descontos e preço baixo em diversos produtos, pode ser aproveitada também para abastecer a dispensa e a geladeira. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas dos cuidados para comprar alimentos em oferta e garantir um cardápio saudável, seja com pratos prontos ou pré-preparados para uma finalização rápida. A rede Oba terá descontos especiais em todas as lojas até o dia 27 de novembro.

“O principal é o planejamento em relação ao consumo e ao espaço que tem em casa para armazenamento para que não ocorra desperdício. Isso é importante para não comprar alimentos em maior quantidade para aproveitar as promoções e acabar tendo que consumir tudo muito rapidamente. Deve-se priorizar alimentos bem embalados e armazenados corretamente e observar prazo de validade, cor, temperatura, textura, aparência e cheiro de cada um”, orienta a nutricionista.

Os vegetais, inteiros ou cortados em cubos, tiras, rodelas, segundo Renata, podem ser armazenados em geladeira de 3 a 5 dias para serem utilizados em preparações na hora da refeição, e devem ficar nas gavetas, onde a temperatura é um pouco mais baixa. As carnes duram 72 horas no refrigerador e devem ser guardadas em potes de vidro ou plástico, limpos e tampados.

Para durar mais tempo e não perder as propriedades, tanto os vegetais quanto as carnes devem ser congelados. Os vegetais precisam passar pelo processo de branqueamento, quando os coloca em água fervente por alguns minutos e, em seguida, em água com gelo, para que sofram choque térmico e consigam preservar melhor seus nutrientes.

As carnes podem ser congeladas cruas, em cubos, tiras ou moídas, em porções que equivalem a uma refeição da família, e descongeladas em geladeira ou micro-ondas, e devem ser temperadas 24 horas antes do preparo para facilitar na hora da finalização e consumo. Uma vez descongeladas, não devem ser recongeladas cruas. Após preparada, cozida, assada ou grelhada, a carne pode ser congelada novamente por até 30 dias, mesmo tempo em que duram os vegetais no congelador.

Renata alerta que para o preparo, os alimentos não podem ficar muito tempo expostos em temperatura ambiente e o manuseio deve ocorrer em local limpo, com as mãos e utensílios higienizados e ingredientes naturais e de boa qualidade, como por exemplo os temperos, ervas frescas e desidratadas, açafrão, pimentas, gengibre, canela e outros.

A nutricionista dá dicas de combinações de legumes e carnes que formam pratos de fácil preparo, além de receitas para um cardápio saudável.

– Carne moída com cenoura e vagem picadas
– Peito de frango com creme de mandioquinha
– Sobrecoxa de frango com batata rústica com alecrim
– Carne em cubos cozida com cenoura, batata e pimentão
– Costela cozida com mandioca
– Bife bovino acebolado com batata palito assada
– Medalhão de carne com legumes (cenoura, vagem e brócolis) cozidos na manteiga
– Almôndegas com macarrão e salada de folhas com cenoura e beterraba ralada
– Carne com corte para estrogonofe com aspargos e salada de folhas com tomate-cereja

Iscas de mignon ao creme
300g de filé mignon cortado em tiras
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de shoyu
1 xícara de chá de creme de ricota
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
Sal e pimenta preta a gosto

Modo preparo:
Tempere as tiras de mignon com azeite, sal e pimenta. Doure em uma panela e reserve. Na mesma panela, aqueça a manteiga e doure o alho. Adicione o shoyu, o creme de ricota, o cheiro-verde e acerte o sal. Deixe cozinhando em fogo abaixo até formar um creme consistente. Adicione as tiras de carne já grelhadas e sirva em seguida, acompanhado de arroz e legumes cozidos no vapor com especiarias.
 
Costela suína na pressão
1kg de costela suína
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de azeite
¼ de xícara de vinho branco
½ xícara de chá de caldo caseiro de legumes
4 batatas cortadas em cubos
2 ramos de alecrim
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Tempere a costela picada com sal, pimenta e azeite. Coloque a carne na panela de pressão e doure bem. Adicione os demais ingredientes, exceto as batatas. Tampe a panela e deixe cozinhando na pressão por cerca de 20 minutos. Retire a pressão, abra a panela e adicione as batatas. Cozinhe novamente na pressão por mais 10 minutos. Sirva em seguida.

Sobrecoxa de frango recheada
4 sobrecoxas desossadas
4 fatias de presunto
4 fatias de muçarela
2 colheres de sopa de azeite
Orégano a gosto
Suco de 1 limão
Suco de 1 laranja
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Tempere as sobrecoxas com sal, pimenta e azeite. Abra cada unidade em uma assadeira, acomode uma fatia de presunto e uma fatia de muçarela e adicione orégano a gosto. Enrole as sobrecoxas, prendendo com palitos de dente para não desenrolar. Misture o suco de laranja com o suco de limão e regue cada sobrecoxa recheada. Leve ao forno, coberto por papel alumínio, por cerca de 30 minutos. Retire o papel e deixe assando até que as sobrecoxas fiquem douradas.


 FONTE: PROATIVA COMUNICAÇÃO