No centro do salão, uma mesa repleta de sintetizadores, controladoras, instrumentos, computadores, cabos, em que DJ e produtores musicais improvisam uma música juntos. Esse é o Mezona: uma JAM de música eletrônica em que todos os artistas tocam e criam juntos sem ensaio ou combinação. Após quatro anos desde a primeira edição, o projeto volta em versão ampliada: o Festival Mezona. Além da própria Mezona, o Festival terá 13 horas de atividades durante todo o dia, no próximo sábado, 6 de abril, a partir das 9h30, no Complexo Cultural de Planaltina. A entrada é gratuita com ingresso retirado no sympla.

A partir das 9h30 começam as ações formativas sobre fundamentos da música eletrônica, produção de shows, divulgação pelas mídias sociais, e fundamentos da gravação digital. Às 14h haverá apresentação de Alf Sá (LIVE PA) e às 15h, uma sessão prática de gravação digital em conjunto com o show dos artistas Lows e Ediá. Depois, começam as apresentações com DJ El Roquer e DJ Giograng, e com Gharana Eletroacústica. Na sequência, às 18h45, começa a Mezona, com Armeniatek, Ops, Dreher, Ramiro, ZPDR e GNSO e os VJ’S Lorena Lima e Boca.

“A Mezona se destaca pela originalidade de uma apresentação única onde o resultado final jamais poderá ser previsto. O projeto une a cena de produtores musicais e seu público em uma interação inédita, fortalecendo a cena cultural da cidade. O festival busca trazer à luz  as inovações tecnológicas, dando lugar ao experimentalismo e à arte contemporânea”, afirma o produtor do evento e DJ Ops. No local, haverá uma exposição de produtos relacionados à música eletrônica, com fornecedores de equipamentos eletrônicos produzidos no DF. 

O objetivo do projeto é promover a mobilidade da cultura no Distrito Federal. O espaço também terá uma exposição de produtos relacionados à música eletrônica. O Festival Mezona é uma realização Batedeira Cultural e Produssa, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e conta com o apoio do Complexo Cultural de Planaltina, Boca do Beat,  Maribá Produções e Galpão Salomé.

Serviço:

Festival Mezona

Data: 6 de abril

Local: Complexo Cultural de Planaltina

Hora: a partir das 9h30

Ingresso gratuito: retirado no sympla

Classificação indicativa: livre

Programação:

  • 9h30 às 11h: Oficina: planejamento e produção para apresentações artísticas – Paula Rios (local: Sala Multiuso)

  • 10h30 às 12h –  Criação: o software Ableton Live será o ponto de partida para se entender os fundamentos da música eletrônica – DJ Ops (local: Cineteatro)

  • 11h às 12h30 – Oficina: Gestão: os caminhos da divulgação pelas mídias sociais e planos de carreira – Esdras Nogueira (local: Sala Multiuso)

  • 14h às 18h – Exposição de fornecedores do DF (Hall)

  • 14h – Apresentação: Alf Sá (local: Cineteatro)

  • 14h45 às 16h15 – Oficina: Os fundamentos básicos da gravação digital – Aloizio Lows, e sessão prática com show de Lows e Ediá (local: Cineteatro)

  • 16h15 – Apresentação: DJ El Roquer (local: Cineteatro)

  • 17h –  Apresentação: Banda Gharana Eletroacústica (local: Cineteatro)

  • 17h45 – Apresentação: Dj Giograng (local: Cineteatro)

  • 18h45 às 22h45 – Jam Mezona (local: Cineteatro) com Armeniatek, Ops, Dreher, Ramiro, ZPDR, GNSO  e a VJ Lorena Lima e o VJ Boca