Dia Mundial do Macarrão: como este alimento se adaptou às mudanças de hábitos dos consumidores e algumas curiosidades

Das massas sem trigo às receitas integrais, o mercado de macarrão se adapta ao novo comportamento dos consumidores

O Brasil é um dos maiores consumidores de macarrão no mundo. Em 2023, o volume de vendas de massas no país superou 875 toneladas, com uma penetração de 98,8% nos lares brasileiros — o que significa que quase todos os lares compram macarrão ao menos uma vez por ano. Além disso, o faturamento do setor chega a 13,8 bilhões anualmente, refletindo a forte presença desse item na mesa dos brasileiros​.

A popularização do macarrão ao redor do mundo se intensificou com a imigração italiana, principalmente para os Estados Unidos. Os imigrantes levaram consigo suas receitas tradicionais e o macarrão passou a ser reinventado em diferentes culturas. Hoje, o alimento é tão presente que datas como o Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, prestam homenagens a esse item que atravessou séculos e continentes, tornando-se um dos pratos mais consumidos globalmente.

Nos últimos anos, o consumo de massas no Brasil passou por mudanças significativas. Os formatos clássicos como espaguete e penne continuam dominando, mas há uma crescente demanda por massas integrais e sem trigo, devido à preocupação com uma alimentação mais equilibrada. Massas sem glúten, como as feitas com farinha de arroz, também estão ganhando popularidade entre consumidores com restrições alimentares​.

Com relação aos hábitos de consumo, as preferências também se diversificaram. O macarrão ao sugo e à bolonhesa continuam no topo das escolhas dos brasileiros, mas pratos como macarrão de panela e alho e óleo têm ganhado espaço nas refeições cotidianas, especialmente aos finais de semana, quando os brasileiros costumam optar por receitas mais elaboradas e em maior quantidade​.
 

“O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente, buscando qualidade, sabor e saudabilidade em suas refeições. O macarrão tem a vantagem de ser extremamente versátil e acessível, além de oferecer opções para todos os gostos e necessidades. Acreditamos que a tendência de diversificação no mercado de massas ainda vai crescer muito nos próximos anos”, comenta Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, apontando para o futuro promissor do mercado de massas no país.
 

Confira 12 curiosidades sobre o alimento

  • O macarrão é originário da China e foi levado para a Itália por Marco Polo no século XIII.
     
  • No início do século XX, o macarrão era vendido em lojas de departamento como mercadoria de luxo.
     
  • Na Europa, o macarrão também teve um papel importante durante as grandes navegações e guerras. Graças à sua capacidade de ser armazenado por longos períodos, era um dos principais alimentos consumidos pelos marinheiros e soldados. Na Segunda Guerra Mundial, o macarrão foi fundamental para a alimentação das tropas italianas e de outros países europeus por ser um alimento prático, durável e nutritivo.
     
  • O macarrão instantâneo foi inventado pelo japonês Momofuku Ando em 1958.
     
  • Em 1984, o ônibus espacial Challenger levou macarrão instantâneo para os astronautas.
     
  • O Dia Mundial do Macarrão ou da Pasta foi criado em Roma, na Itália, em 1995, durante o primeiro World Pasta Company Congressi, reunião dos maiores fabricantes mundiais. De lá para cá, a data é comemorada pelas indústrias do setor.
     
  • Em 2024, o volume de vendas de macarrão ultrapassou as 875.938 toneladas no Brasil.
     
  • Entre os tipos mais consumidos no Brasil, o espaguete e o parafuso continuam no topo da preferência, enquanto massas frescas e integrais também têm ganhado espaço.
     
  • 44,5% dos brasileiros consomem macarrão semanalmente, e a frequência de compra é, em média, 13 vezes por ano.
     
  • Existem mais de 600 tipos de macarrão na Itália, cada um com sua forma e consumo específico.
     
  • Existe um Festival Mundial do Macarrão em Setúbal, Portugal.
     
  • Na Ucrânia, é tradição pendurar macarrão cozido como enfeite de Natal.

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 90 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 90 países.

Por CDI Comunicação