Das massas sem trigo às receitas integrais, o mercado de macarrão se adapta ao novo comportamento dos consumidores
O Brasil é um dos maiores consumidores de macarrão no mundo. Em 2023, o volume de vendas de massas no país superou 875 toneladas, com uma penetração de 98,8% nos lares brasileiros — o que significa que quase todos os lares compram macarrão ao menos uma vez por ano. Além disso, o faturamento do setor chega a 13,8 bilhões anualmente, refletindo a forte presença desse item na mesa dos brasileiros.
A popularização do macarrão ao redor do mundo se intensificou com a imigração italiana, principalmente para os Estados Unidos. Os imigrantes levaram consigo suas receitas tradicionais e o macarrão passou a ser reinventado em diferentes culturas. Hoje, o alimento é tão presente que datas como o Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, prestam homenagens a esse item que atravessou séculos e continentes, tornando-se um dos pratos mais consumidos globalmente.
Nos últimos anos, o consumo de massas no Brasil passou por mudanças significativas. Os formatos clássicos como espaguete e penne continuam dominando, mas há uma crescente demanda por massas integrais e sem trigo, devido à preocupação com uma alimentação mais equilibrada. Massas sem glúten, como as feitas com farinha de arroz, também estão ganhando popularidade entre consumidores com restrições alimentares.
Com relação aos hábitos de consumo, as preferências também se diversificaram. O macarrão ao sugo e à bolonhesa continuam no topo das escolhas dos brasileiros, mas pratos como macarrão de panela e alho e óleo têm ganhado espaço nas refeições cotidianas, especialmente aos finais de semana, quando os brasileiros costumam optar por receitas mais elaboradas e em maior quantidade.
“O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente, buscando qualidade, sabor e saudabilidade em suas refeições. O macarrão tem a vantagem de ser extremamente versátil e acessível, além de oferecer opções para todos os gostos e necessidades. Acreditamos que a tendência de diversificação no mercado de massas ainda vai crescer muito nos próximos anos”, comenta Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, apontando para o futuro promissor do mercado de massas no país.
Confira 12 curiosidades sobre o alimento
- O macarrão é originário da China e foi levado para a Itália por Marco Polo no século XIII.
- No início do século XX, o macarrão era vendido em lojas de departamento como mercadoria de luxo.
- Na Europa, o macarrão também teve um papel importante durante as grandes navegações e guerras. Graças à sua capacidade de ser armazenado por longos períodos, era um dos principais alimentos consumidos pelos marinheiros e soldados. Na Segunda Guerra Mundial, o macarrão foi fundamental para a alimentação das tropas italianas e de outros países europeus por ser um alimento prático, durável e nutritivo.
- O macarrão instantâneo foi inventado pelo japonês Momofuku Ando em 1958.
- Em 1984, o ônibus espacial Challenger levou macarrão instantâneo para os astronautas.
- O Dia Mundial do Macarrão ou da Pasta foi criado em Roma, na Itália, em 1995, durante o primeiro World Pasta Company Congressi, reunião dos maiores fabricantes mundiais. De lá para cá, a data é comemorada pelas indústrias do setor.
- Em 2024, o volume de vendas de macarrão ultrapassou as 875.938 toneladas no Brasil.
- Entre os tipos mais consumidos no Brasil, o espaguete e o parafuso continuam no topo da preferência, enquanto massas frescas e integrais também têm ganhado espaço.
- 44,5% dos brasileiros consomem macarrão semanalmente, e a frequência de compra é, em média, 13 vezes por ano.
- Existem mais de 600 tipos de macarrão na Itália, cada um com sua forma e consumo específico.
- Existe um Festival Mundial do Macarrão em Setúbal, Portugal.
- Na Ucrânia, é tradição pendurar macarrão cozido como enfeite de Natal.
Sobre a ABIMAPI
Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 90 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 90 países.
Por CDI Comunicação