Com alta demanda entre novembro e dezembro, as festas contribuem para haja aumento de vendas neste período
É chegada a temporada das confraternizações com a aproximação do fim de ano. O setor de Food Service é um dos mais movimentados nesta época com eventos corporativos e familiares. Diante deste cenário, organizar o restaurante para atender às altas demandas é fundamental para ter um atendimento eficiente e de qualidade. Para isso, o diretor de franquias da Água Doce Sabores do Brasil, Julio Bertolucci, explica métodos para deixar o negócio adequado para receber as festas de encerramento de 2024.
Preparar o estoque: com a chegada das celebrações de Natal e Ano Novo, é imprescindível adequar o estoque do restaurante com a alta de consumidores. Muitos deles procuram um local para ter uma refeição e um momento de encerramento do ano com amigos e colegas de trabalho. Dessa forma, grandes grupos são formados, o que acarreta um crescimento no número de pedidos e, consequentemente, da utilização de parte do estoque. O ideal é se preparar com antecedência, organizar a despensa com ingredientes de pratos que são mais vendidos e classificá-los por data de validade para facilitar a gestão dos insumos.
Cardápio especial: sabemos que muitas pessoas procuram por restaurantes para variar a alimentação do dia a dia. Para as festas de confraternizações isso não seria diferente. Mas, para estas comemorações, é importante criar um cardápio especial e variado, com ligação às festividades. Pacotes com menus com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas acabam atraindo ainda mais os clientes que buscam otimizar seu tempo ao mesmo tempo em que priorizam o sabor.
Reservas antecipadas: novembro e dezembro são meses em que a procura por espaços diferenciados se tornam altas. Por isso, se puder, realize reservas antecipadas, oferecendo ou não descontos especiais. Para isso, invista em divulgações locais e em redes sociais, por exemplo, para atrair moradores e empresas do entorno do restaurante e garantir alta de vendas neste período.
Entretenimento: confraternização é sinônimo de animação. Para trazer esta energia ao local, planeje uma agenda para que possa investir em iniciativas como apresentações com música ao vivo ou DJ, proporcionando uma experiência envolvente e animada, criando uma atmosfera de união aos que estão no restaurante. Antes de definir o estilo musical, procure fazer uma pesquisa entre os clientes para que a atração se alinhe ao perfil de público que frequenta o local. Dessa forma, memórias serão criadas entre a clientela e a diversão estará garantida.
Treinamento de equipe: mais importante do que todas as ações voltadas aos consumidores é o treinamento da equipe do restaurante. Um time de colaboradores bem instruído proporciona um atendimento fantástico e de qualidade. O treinamento é necessário ao longo do ano, porém em datas de fluxo maior, como Natal e Ano Novo, se torna primordial que seja feita uma reciclagem dos ensinamentos. Além disso, esse aprendizado pode ser estendido para os colaboradores temporários, com objetivo de repassar os valores do negócio.
Brindes: uma comida saborosa, bom atendimento e descontos são atrativos para os consumidores, porém, presenteá-los com brindes torna a relação mais amistosa e fiel. Taças e porta-retratos personalizados, amostras de aperitivos da casa e sobremesas para viagem podem ser opções para encantar os clientes. Além disso, os presentes permitem ampliar a experiência, levando o restaurante para dentro da casa do consumidor.
Por DFREIRE Comunicação