Empreendedorismo: conheça a história por trás do Noru Sushi

O empresário Filipe Pataro transformou a própria marca em uma referência de gastronomia japonesa em Brasília

Se você mora em Brasília ou já visitou a cidade, provavelmente já ouviu falar do Noru Sushi, localizado no Noroeste. A casa se tornou uma verdadeira referência em gastronomia japonesa na capital. Mas você conhece a história por trás do nascimento deste restaurante em ascensão?

Um dos empreendedores nos bastidores do Noru é o empresário e publicitário Filipe Pataro. Durante anos, Filipe atuou no setor de seguros, viajando por todo o Brasil e exterior. Com o tempo, sentiu a necessidade de desacelerar e, ao se mudar para o bairro Noroeste, encontrou não só a tranquilidade que buscava, mas também uma oportunidade de negócio.

Depois de muitas pesquisas e de explorar outras possibilidades, Pataro decidiu apostar na criação de um restaurante japonês que atendesse às expectativas da comunidade local, mas com o padrão de qualidade das grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Foi assim que surgiu o Noru, que abriu as portas no dia do aniversário de Brasília, 21 de abril. Um local com um design arquitetônico que é a cara de Brasília: o teto remete a escamas de peixe e também, visto por outro ângulo, curvas do arquiteto Oscar Niemeyer. O jogo americano lembra a disposição das quadras do Noroeste vista de cima e até o logotipo faz alusão aos traços de Niemeyer. O conceito do restaurante foi moldado para ser um espaço acolhedor para atender a demanda local. Inicialmente possuía 40 lugares, hoje, já conta com 70.

Um dos significados da palavra Noru, em sua origem da semântica oriental, é o crescimento e a evolução constante, e essa é exatamente a proposta da casa. Pataro destaca que o foco é surpreender o cliente. E, para isso, a casa oferece serviços diferenciados e inéditos em Brasília. Entre eles, o Omakase, que pode ser traduzido livremente como “confio em você”, um processo em que você se entrega inteiramente às habilidades e intuições do chef  – um menu degustação de 10 etapas, com pratos quentes, frios e sobremesa, tudo preparado na hora e servido diretamente das mãos do chef.

Pataro também trouxe para a cidade, a cerimônia Kaitai, tradicional no Japão e inédita em Brasília. Um dia memorável para a gastronomia na Capital Federal. Na ocasião, ocorreu a abertura do peixe mais nobre e um dos mais raros do mundo, o Bluefin, em meio à operação de jantar, ministrada pelos chefs Bruno Kamakura, Marlus Saiki e Marco Aurélio, da Nagoya Sushi School. Em seguida foi servido um jantar omakase em 8 tempos com drinks exclusivos criados para a noite pelo bartender Gustavo Guedes.

Teve também o festival de ostras, com um menu especial em 7 etapas com pratos exclusivos; uma inédita degustação harmonizada com o Johnnie Walker Blue Label Elusive Umami, desenvolvido para estimular o raro quinto paladar; o Festival de Saquê, com uma variedade de 5 rótulos tradicionais; e o Yakizakana, um autêntico churrasco japonês com iguarias, pescados e vegetais combinados em pratos requintados na brasa. 

No cardápio, o cliente pode degustar pratos com camarão tigre, vieiras, enguia, lagosta, ouriço, foie gras, blue fin, torô e até o “king crab”, uma espécie de caranguejo gigante. Um fator interessante é que todos os preços terminam com 81 centavos, número do DDI do Japão (+81). Veja o cardápio completo: https://www.hubt.com.br/sushi-noru-lounge

A casa também é a primeira em Brasília a ter uma câmara de maturação para realçar os sabores dos pescados através da desidratação, um processo onde os peixes ficam pendurados separadamente em ganchos em um aparelho similar ao freezer, com temperatura e umidade controladas. Cada um tem o seu próprio tempo de maturação e são acompanhados todos os dias até atingirem o melhor resultado, intensificando o sabor e textura das proteínas.

Para surpreender ainda mais, O Noru proporcionou uma noite inesquecível para celebrar os 63 anos de Brasília e o primeiro aniversário do restaurante: o SKY 21 Experience, sob o mais belo pôr do sol da cidade. O evento, all inclusive, aconteceu no heliponto do Complexo Brasil 21. E também já fez até um jantar em um local secreto, uma imersão gastronômica onde a arte culinária se une ao mistério e à surpresa. Vale ressaltar que o Noru Sushi ostenta uma notável classificação de 4.9 no sistema do Google e o selo do TripAdvisor, reconhecido por sua excelência e compromisso com a qualidade.

Com um faturamento de R$ 200 mil mensais, Filipe viu seu negócio crescer para mais de meio milhão por mês, com um ticket médio de R$ 300,00. Além de ser reconhecido como o melhor restaurante japonês de Brasília em 2023 pela revista Encontro Gastrô, o espaço se tornou o queridinho das celebridades, já frequentado por Vanessa Giácomo, Juliana Paes, Bruno Gagliasso, Paolla Oliveira, Ailton Graça, Nanda Costa e tantos outros.

E o empresário não pretende parar por aqui. “Temos planos de expansão para Brasília, acreditamos que cabe aí pelo menos mais duas ou três unidades na capital federal para conseguir atender todo o público”, destacou Pataro.

Com a experiência adquirida em diferentes negócios, Filipe começou a fazer consultorias e, hoje, orienta mais de 10 estabelecimentos, ajudando a expandir e otimizar os seus negócios. Além disso, ele criou o programa de televisão “Na Linha de Frente”, que começou como uma série de entrevistas com empresários de Brasília e, atualmente, é transmitido todos os sábados às 10h, na TV Band. O programa também está disponível em plataformas de streaming como YouTube, Spotify, Deezer, Apple Music e Google Cast.

 

Noru Sushi

WhatsApp: 61 99554 0336

Endereço: CLNW 10/11, Bloco B – Lojas 2 e 3 – Cond. Stylo – Noroeste

Site: https://www.hubt.com.br/sushi-noru-lounge

Horário de funcionamento: De segunda a quinta, das 18h às 23h30. Sexta, sábado, domingo e feriado, das 12h às 23h30

Instagram: https://www.instagram.com/norusushi/

Fotos: Divulgação 

Por Agência 70 MIL