Com a liminar em São Paulo que suspendeu a lei que obriga estabelecimentos comerciais a fornecer água filtrada aos clientes gratuitamente, o GuiaBHR foi matar a sede de curiosidade sobre o assunto aqui no DF

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Recentemente, o ato de servir água a um cliente de um bar, restaurante e demais estabelecimentos do gênero voltou a ser notícia, já que em São Paulo, o Tribunal de Justiça suspendeu liminarmente, uma lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas que obriga esses locais a servirem água potável filtrada e gratuita aos clientes.

Aqui no DF, desde 1998, a Lei Distrital nº 1.954 obriga esses estabelecimentos comerciais e também as repartições públicas, a fornecerem água potável gratuitamente a seus clientes. A lei chegou a ter sua inconstitucionalidade questionada em 2018, mas o TJDF julgou improcedente a ação.

Daniel Guimarães, gerente do Antonieta Cozinha & Bar, localizado em Santa Maria-DF, atua em restaurantes no DF há mais de 20 anos e vê com naturalidade servir água aos clientes e afirma que a prática é comum e deixa o frequentador satisfeito.

“Desde 2001, trabalhando em bares e restaurantes, nunca presenciei um questionamento de cliente por não ter levado água filtrada para ele. Brasília leva isso muito a sério e isso agrega ao serviço do garçom também. Quem quer preservar seu serviço e quer ganhar os 10%, tem de fazer esse manejo, que virou um hábito. Essa ação não afeta nenhuma venda posterior”, completa.

Jael Antônio da Silva, presidente do Sindhobar – Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Brasília, comenta sobre a criação de leis direcionadas ao segmento.

“Nossos empresários já estão cientes há muito tempo sobre a obrigatoriedade do fornecimento de água aos clientes e não podem negar quando forem solicitados a respeito. Contudo, essas ações do Estado que imputam aos bares, restaurantes e hotéis a obrigatoriedade de fazer qualquer coisa, sempre traz e trará prejuízo para os empresários, principalmente os pequenos. Cada uma dessas ações tem um custo, trazendo prejuízo. Fato totalmente em desacordo com o que propõe os nossos empresários: a interferência do Estado nos nossos negócios. Portanto, nós somos contrários a essa decisão e a qualquer Projeto de Lei que venha impor alguma obrigatoriedade a esse segmento tão importante aqui no Distrito Federal”.

“Como em qualquer outra atividade sob a face da Terra, o que faz uma empresa crescer é a qualidade de atendimento, a qualidade de seu produto, higiene, asseio… Então, não é criando lei de fornecer um copo de água para o cliente que vai fazer o crescimento ou não dessa empresa, atenção para isso”, conclui o diretor do GuiaBHR, Orlando Gertrudes, enfatizando que um conjunto de ações fazem o sucesso de uma empresa e, é claro, um copo d’água não se nega a ninguém, principalmente a um cliente.

Por Graciele Oliveira/GuiaBHR