Sommelière dá dicas certeiras para harmonizar vinhos e pratos caseiros em jantares especiais
Com o ano chegando ao fim, nada melhor do que preparar um jantar especial para familiares e amigos, com vinhos que elevem a experiência de sabor. Pensando nisso, Débora Fernanda, sommelière e guia de enoturismo na Vinícola Brasília, compartilha dicas práticas de harmonização, associando os rótulos da vinícola, conhecida por sua produção inovadora de vinhos finos no Centro-Oeste, com pratos fáceis de preparar em casa.
A seguir, confira cinco combinações certeiras para momentos de celebração:
1. Entradas leves e sofisticadas
Para dar início ao jantar, um bom vinho branco refrescante é sempre uma aposta segura. O Sauvignon Blanc Cobogó, com notas de pera, melão, maracujá e com suas discretas notas herbáceas, harmoniza perfeitamente com uma salada caprese ou uma tábua de queijos leves e frutas. Essa escolha traz frescor e um toque aromático, deixando o jantar leve e descontraído desde o começo.
2. Harmonização com pratos de frutos do mar
Se a ideia é oferecer frutos do mar, como camarões grelhados ou uma massa com frutos do mar, o Rosé Pilotis é a escolha ideal por ser baixo em taninos, não agredindo o paladar. Esse vinho é um blend de Syrah e Tempranillo, com um aroma delicado de cereja e maçã, que complementa o frescor e a leveza desses pratos. Uma opção elegante e colorida para jantares ao ar livre.
3. Para pratos com carne vermelha
Para quem aposta em carnes mais encorpadas, como bife de chorizo ou carnes assadas, o Malbec Syrah Croqui é uma excelente escolha. Encorpado e intenso, mas ao mesmo tempo fresco, esse vinho por não ter amadurecimento em barrica, destaca-se por seu potencial de harmonização com todos os pratos de carne. Sejam em preparações mais simples grelhadas até as mais suculentas, ou até mesmo junto a massas com molho de tomate e queijos de sabor marcante, trazendo equilíbrio ao paladar e realçando os sabores do prato.
4. Versatilidade para carnes e queijos maduros
O Syrah Alvorada é outro tinto que se adapta bem a diversas receitas, especialmente carnes de aves assadas ou carne suína. Com seu amadurecimento de 12 meses em barricas de carvalho, traz notas sofisticadas que combinam bem com pratos como peru assado ou queijos fortes. Esse vinho é ideal para uma ceia completa e harmoniza bem com a variedade de pratos comuns nas festividades de fim de ano.
5. Alternativa para carnes de sabor intenso
Para aqueles que preferem carnes com sabor mais acentuado, como cordeiro ou costela, o Malbec Alvorada é a recomendação. Encorpado e maturado por 12 meses, esse vinho oferece uma estrutura que casa perfeitamente com carnes vermelhas e queijos maturados, comidas agridoces, proporcionando um toque de sofisticação ao jantar. Além disso, o frutado característico da uva Malbec torna o vinho fácil de beber.
Por Agência Mentha