Orientações vão desde precificação correta de produtos até preparação operacional dos parceiros. Ação faz parte da campanha “Novembro Absurdo”, com descontos diários no app durante todo o mês |
Com a tendência de estender os descontos da Black Friday para todo o mês de novembro, o iFood empresa brasileira de tecnologia, compartilha dicas essenciais para ajudar os restaurantes a aproveitarem ao máximo essa oportunidade de vendas. Aos donos de restaurante que ainda não se planejaram, ainda dá tempo.
Confira as dicas de ouro do iFood e de especialistas em delivery para os restaurantes aproveitarem melhor este momento:
1- Estabeleça o preço do produto corretamente, mas aplique descontos realmente atraentes: antes de definir qualquer promoção, entenda todos os seus custos operacionais. Isso ajudará a garantir que suas promoções não resultem em prejuízo. Feito isso, adote uma postura mais “agressiva” com os produtos que vendem mais. Ao invés de oferecer 10% de desconto, invista no “compre um, leve dois” ou 50% off, mas garanta que exista uma boa margem de lucro para valer a pena.
Caso o produto não se encaixe nestes critérios, a opção é criar um combo especial para a Black Friday. Por exemplo, se o restaurante tem margem melhor em determinados sabores de pizza e não em todos, vale a pena oferecer 50% off em pizza grande + bebida. Quando o cliente entrar nas opções, vai visualizar apenas os sabores que apresentam boa margem.
Confira aqui as dicas da Bia Fraga para precificar seus produtos corretamente. A Expert iFood é consultora de estabelecimentos da área de alimentos e bebidas e mentora da IBMEC/RJ.
2- Prepare-se operacionalmente: em 2023, 76% dos usuários ativos pretendiam pedir delivery durante a Black Friday; desses, 97% pretendiam pedir no iFood, especialmente comidas como pizza e hambúrguer, segundo o Relatório para Restaurantes 2024. Por isso, é importante que o restaurante esteja preparado para o aumento dessa demanda. É recomendado que ele faça a gestão de estoque antecipadamente e utilize as ferramentas oferecidas pelo iFood para evitar cancelamentos.
Uma boa dica é ativar o aceite automático, que confirma os pedidos sem necessidade de intervenção manual, e o alerta sonoro, que notifica sobre novos pedidos recebidos. Em casos de atraso ou problemas nas solicitações dos clientes, é possível negociar com os consumidores diretamente na plataforma. Se precisar se ausentar nos feriados, ative a pausa programada.
3- Invista na Central de Crescimento: utilizar a plataforma de soluções de promoções e marketing do iFood pode ajudar os restaurantes a aumentar o número de pedidos. Frete grátis e cupons foram os motivos mais elencados para aproveitar a Black Friday, segundo o Relatório para Restaurantes divulgado este ano. Além disso, investir em promoções como entrega grátis, por exemplo, iFood Anúncios ou na Campanha Inteligente são outras possibilidades para ganhar destaque na plataforma.
4- Foque em novos clientes: Durante a Black Friday, o objetivo do restaurante deve ser atrair novos consumidores. As ações precisam ser planejadas para aumentar a base de pedidos de pessoas que ainda não conhecem o serviço. Lembre-se de que os novos clientes geralmente têm um ticket médio menor do que os consumidores recorrentes.
5- Use as redes sociais a seu favor: incentive seus clientes a participar de suas promoções, publique suas ofertas e insira o link do seu cardápio.
Se o restaurante tiver outras dúvidas, ele pode acessar o iFood Decola, plataforma de cursos de graça e online, idealizada e produzida pelo iFood para ajudar a jornada de desenvolvimento dos estabelecimentos parceiros. Há dicas rápidas e práticas e muito conteúdo para os empreendedores que estão no app. Mais no link: https://decolarestaurantes.com.br/
Novembro Absurdo iFood
Com o dobro do investimento do ano passado, o iFood, empresa brasileira de tecnologia, projeta a maior Black Friday da sua história, com expectativa de um crescimento de 70% em volume de vendas, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, com a campanha ‘Novembro Absurdo’. A iniciativa está oferecendo diariamente, no principal mês do varejo mundial, descontos de até 60% em todas as categorias da plataforma, como restaurantes, pets, shopping, mercado e conveniência. Há produtos e refeições a partir de R$0,99, frete grátis e outras ofertas diárias. O usuário também encontra uma roleta virtual para ganhar cupons, itens com desconto e muito mais.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.
Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br
Por Ifood