Consumo de alimentos fora do lar aumenta entre os brasileiros

População busca por opções saborosas e, ao mesmo tempo, práticas e convenientes para ingerir em qualquer lugar

Com a retomada econômica em andamento, após resultados positivos do último ano, os lares estão menos endividados, o que aponta para um cenário de consumo positivo em 2024. Com 2,4 milhões de brasileiros deixando a inadimplência, o bolso mais confortável permite que o consumidor saia do básico e amplie ocasiões. Os números fazem parte do recente estudo de Consumer Insights do Q1’ 2024, da Kantar, divulgado em junho de 2024, que usou dados socioeconômicos para fazer uma análise do panorama de consumo.


A partir da pesquisa de Consumer Insights do Q1’ 2024, da Kantar, é possível afirmar que os brasileiros têm consumido mais fora do lar e momentos como o lanche matinal, por exemplo, cresceu 41% enquanto o almoço 31%. Essas ocasiões preenchem, cada vez mais, as necessidades cotidianas: praticidade e conveniência. Com isso, os produtos chamados de “on the go”, que são práticos de carregar, além de saborosos, passam a serem mais procurados por aqueles que estão na rua e buscam opções funcionais.


Segundo Aline David, nutricionista parceira da Nauterra, companhia detentora da marca Gomes da Costa – líder no segmento de pescados enlatados – nesse cenário de se alimentar fora de casa, o indicado é apostar em saladas prontas de atum que tendem a ser mais práticas e, por si só, já possuem imensa variedade de benefícios.


“Essas são excelentes opções para quem quer descomplicar a rotina, podendo ser consumidas em qualquer ocasião. O atum é rico em ômega-3, que possui efeito anti-inflamatório e está associado com a prevenção de doenças cardiovasculares. O ingrediente pode ser combinado com um carboidrato integral, que são aqueles que são ricos em nutrientes e fibras”, afirma a especialista.


É uma ótima opção, especialmente, para aqueles que têm um tempo escasso, as saladas de atum da Gomes da Costa possuem quatro sabores, dentre eles com seleta, batata e batata doce. Além das saladas prontas de atum, a marca também oferece uma diversidade de produtos práticos e saborosos.

* Fonte: Kantar Worldpanel | Consumer Insights Q1 2024 | DomesticView 2024 T. Brasil |Painel de Consumo Fora de Casa Total 7 Regiões Metropolitanas

*Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores | Penetração Gomes da Costa em Pescados Enlatados | Período: últimos 8 meses terminados em Agosto de 2024 | Total Brasil

Gomes da Costa 

A Gomes da Costa é uma marca parceira que descomplica o dia a dia das pessoas com sabor e praticidade. Líder no setor de pescados enlatados a Gomes da Costa pertence à Nauterra, empresa global de alimentação, e está presente no Brasil há 70 anos com um portfólio completo composto por: atum, sardinha, patês de atum, saladas com atum prontas para consumo, filés de atum, filés de sardinha, azeite e produtos para Food Service. Confira mais informações no site, Instagram e Facebook da marca.