Ações destacam a tradição e o impacto econômico destes alimentos presentes nos lares brasileiros e no mundo |
Para celebrar duas datas importantes para o setor alimentício, o Dia Mundial do Pão, em 16 de outubro, e o Dia Mundial do Macarrão, em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) lança uma campanha especial para destacar a relevância histórica e cultural desses alimentos, que, ao longo dos séculos, ganharam espaço nas mesas de milhões de brasileiros, tornando-se alimentos indispensáveis no país.
Celebrando as efemérides, a entidade faz referências interativas e dinâmicas à história dos alimentos, em parceria com o historiador Thiago Gomide e seu canal Tá na História (@tanahistoria), criando conteúdos que mesclam cultura, tradição e gastronomia.
Para a ação do Dia do Pão, o influenciador trará questionários nostálgicos sobre os “pães queridinhos de cada década”, em que os participantes poderão interagir relembrando receitas e tipos de pão que marcaram diferentes gerações.
Já o Dia do Macarrão explora as origens misteriosas dessa massa amada, com vídeos curtos e enigmas para engajar o público e levá-lo a conhecer mais sobre as diversas formas e preparos de macarrão ao redor do mundo.
‘’Essas datas não são apenas marcos comemorativos, mas também uma oportunidade de lembrar o impacto econômico e social provocados por estes alimentos’’, explica Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI. Segundo a associação, o pão e o macarrão fazem parte da base alimentar de diversas culturas, sendo responsáveis por uma grande movimentação na indústria alimentícia, representando importantes fatias de consumo e produção nacional.
Em 2024, o volume de vendas de pão de forma, por exemplo, chegou a 505.805 toneladas, enquanto o de macarrão ultrapassou as 875.938 toneladas. Além do apelo cultural, as campanhas reforçam a importância econômica da indústria de pães e massas no Brasil. Enquanto o mercado de pães movimentou R$ 10 bilhões em faturamento com a venda de pão de forma até agosto de 2024, o de macarrão faturou R$ 9,88 bilhões no mesmo período. Com uma demanda crescente e consumidores cada vez mais exigentes, as indústrias investem em inovações para atender as novas tendências de consumo, como os produtos sem glúten e integrais.
“O crescimento do consumo desses alimentos, especialmente em regiões como o Norte e Nordeste, reflete o papel fundamental que o pão e o macarrão têm na alimentação brasileira”, afirma Zanão. Ele também destaca que o setor está sempre em busca de inovação para atender às mudanças nas preferências dos consumidores, especialmente em um cenário de crescente demanda por saudabilidade e conveniência.
História e tradição dos alimentos
O Dia Mundial do Pão foi instituído no Brasil para valorizar esse alimento essencial, presente nos lares de norte a sul. Historicamente, o pão simboliza fartura e está intimamente ligado à evolução da civilização, com registros de seu consumo desde o Egito Antigo. No Brasil, o pão de forma tornou-se um dos favoritos pela praticidade e versatilidade, sendo responsável por 36,84% do faturamento da categoria até agosto de 2024. Já o macarrão, cujo Dia Mundial é celebrado no Brasil desde 2006, possui uma origem envolta em curiosidades, sendo disputada entre culturas como a italiana e a chinesa.
A ABIMAPI traz esses elementos culturais e históricos em uma campanha interativa que remete aos populares game shows das últimas décadas. A proposta é resgatar a história desses alimentos por meio de questionários, enquetes e curiosidades que convidam o público a explorar a rica tradição do pão e do macarrão, ao mesmo tempo, em que fortalece a conexão desses produtos com o cotidiano das famílias brasileiras.
Sobre a Abimapi
Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 90 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 90 países.
Por CDI Comunicação