Como os festivais gastronômicos ajudam a impulsionar a economia local em Brasília

O impacto positivo gerado para os restaurantes por eventos como Restaurant Week e Burger Gourmet vai muito além da contribuição para o aumento no faturamento dos estabelecimentos; tal fortalecimento se estende aos produtores e marcas locais, ao mercado da comunicação e ao turismo.

Os festivais e eventos gastronômicos têm desempenhado um papel essencial na economia local dos bares e restaurantes na capital, que ainda sofrem com os efeitos da crise pós-pandemia. Aliados a uma tendência de mercado onde o público está mais exigente e em busca de novas experiências, essas ações contribuem para gerar uma novidade no mercado e atrair o público, além de fomentar o turismo.

Entre os mais variados festivais que a cidade recebeu neste ano de 2023, dois deles se destacam: Restaurant Week e Burger Gourmet. O primeiro deles já possui uma longa história com a cidade, são 15 anos contribuindo para a evolução e democratização da boa gastronomia brasiliense, capacitando e desafiando os restaurantes a cada semestre a criarem um menu com pelo menos duas opções de entrada, pratos principais e sobremesas, para cada período (almoço e jantar), sendo vendido a um preço fixo que varia de R$ 54,90 a R$ 149, com um detalhe bem importante: as criações têm que ser inéditas.

Enquanto o segundo, que também é do grupo Brasil Restaurant Week, é o Burger Gourmet, voltado para as hamburguerias, onde segue uma premissa semelhante ao do evento com os restaurantes, propondo aos estabelecimentos a criarem novas opções com preços especiais.

“Ambos os festivais vão muito além de oferecer uma experiência de custo-benefício, aliado à novidade. Eles são uma plataforma de inclusão e de oportunidade para os estabelecimentos alcançarem e fidelizarem novos públicos a partir da nossa grande comunicação, bem como poderem aumentar seu ticket médio de venda com ações de marketing e vendas agregadas. Fora isso, outra grande oportunidade é o contato com as marcas que patrocinam o festival, onde podem vir a receber ações de marketing, descontos em compra de produtos e até mesmo consolidar essa relação para além do período do festival”, explica Fernando Reis, idealizador da Restaurant Week no Brasil.

Mais de R$ 50 milhões de reais injetados na economia

Tendo realizado três festivais neste ano na capital – dois Brasília Restaurant Week, nos meses de fevereiro e agosto, e um Burger Gourmet, em maio, a organização estima ter contribuído com uma injeção de mais de R$ 50 milhões de reais no setor, lucro este totalmente dos estabelecimentos participantes, angariado pela venda dos menus especiais criados para o festival.

Tal atratividade e sucesso se dá pela comunicação em parceria com os grandes grupos de mídia, influenciadores, apoio de marcas locais e nacionais, além do apoio do poder público (Secretaria de Turismo do Distrito Federal), e de associações como Abrasel e Sindhobar.

“Os festivais gastronômicos têm seu mérito, mas é importante destacar o quanto os restaurantes se especializaram e capacitaram seus profissionais aqui em Brasília. Hoje somos considerados o terceiro maior polo gastronômico do país, então o mercado tende a crescer ainda mais, atraindo muito mais incentivos para o setor, desde as ações públicas até investimentos de grandes marcas privadas. Logo, o calendário gastronômico local tende a crescer ainda mais, o que é extremamente positivo”, enaltece Matheus Dantas, um dos organizadores da Restaurant Week e Burger Gourmet.

Além desses festivais, outros eventos também têm movimentado a cidade nos últimos anos, como Comida di Buteco, Taste Festival, Brasil Sabor, Coffee Week, entre outros, contribuindo para a promoção da diversidade culinária e o desenvolvimento econômico. Para Jael Antônio da Silva, presidente do Sindhobar (Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília), “os festivais de gastronomia não apenas atraem visitantes, mas também impulsionam a economia local e proporcionam uma plataforma para que os restaurantes alcancem novos públicos.”

Edição recorde

O último festival da organização no ano foi a 30ª Brasília Restaurant Week, iniciada em 8 de agosto, e que se encerra neste domingo (8). Com um recorde de mais de 150 restaurantes participando, o evento está prestes a superar o número de menus vendidos e o faturamento da última edição. Reis comenta: “Dado as estimativas, vamos bater o número de mais de 300 mil menus vendidos e, com isso, gerar de faturamento mais de R$ 30 milhões no caixa destes mais de 150 restaurantes participantes. Esses números não apenas celebram o sucesso do festival, mas também evidenciam sua importância para o cenário gastronômico de Brasília.”

Com menus exclusivos com entrada, prato principal e sobremesa, com preços que variam de R$ 54,90 a R$ 149, a 30ª Brasília Restaurant Week é apoiada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, e tem patrocínio da marca We Super Ooh, apoio do Mané Mercado e do Venâncio Shopping, além de apoio institucional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Fecomércio-DF, do Senac, do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar) e da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL DF). Vale destacar que os menus de alguns restaurantes têm harmonização sugerida com vinhos da importadora Del Maipo.

A cada edição da RW, é tradição que os clientes sejam convidados a doar R$ 2 por menu, valor destinado para a organização não governamental Amigos da Vida, que cuida de crianças portadoras do vírus HIV e constrói brinquedotecas em hospitais públicos do Distrito Federal. Conheça mais em @ongamigosdavida.

30ª Brasília Restaurant Week

Quando: 08 de agosto a 08 de setembro

Valores:

Menu Tradicional: R$ 54,90 almoço e R$ 69,90 jantar

Menu Plus: R$ 68,90 almoço e R$ 89,90 jantar

Menu Premium: R$ 89 almoço e R$ 109 jantar

Menu Diamond: R$ 109 almoço e R$ 149 jantar

Conheça os restaurantes participantes pelo site

Mais informações e novidades em @restaurantweekbrasil