Em parceria, o Mané, o Mercado Vírgula, e o festival Na Praia, ambos organizados e administrados pelo grupo R2, plataforma de entretenimento e diversão, estão promovendo desde agora, 1º de agosto, a 7 de outubro um curso profissionalizante de bartender voltado para pessoas trans, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade.
O curso, que terá duração de cerca de dois meses, será realizado no Espaço iFood Gourmet, nas dependências do Mané Mercado, e garantirá para os formados o reconhecimento íntegro da profissão de bartender com certificação do SENAC.
De acordo com Francisco Nilson, Diretor de Sustentabilidade, Educação e Novos Negócios do Grupo R2, o intuito é oferecer a essas pessoas uma nova forma de recolocação no mercado e, claro, de remuneração, além de fortalecer a diversidade e a inclusão no segmento de entretenimento. “Nós da R2 vemos que o nosso setor, apesar de ser um dos maiores do país, ainda precisa de mais de ações para que se torne cada vez mais diverso e inclusivo. Com esse curso queremos iniciar um processo maior de inclusão e diversidade no mercado do entretenimento”, comenta.
O curso, que já possui uma turma selecionada, visa capacitar pessoas trans em situação de vulnerabilidade social para o mercado formal de trabalho, e ao final, os profissionais formados serão inseridos no Banco de Oportunidades do SENAC-DF.
“Essa formação, irá proporcionar a essas pessoas a oportunidade de trabalharem em projetos do Grupo R2, unindo oportunidade, capacitação e experiência, além disso, temos a expectativa de, em breve, oferecer outros cursos voltados a este e outros públicos”, complementa Francisco.
Sobre o Grupo R2
O Grupo R2 atua em toda a cadeia de entretenimento como uma plataforma de diversão. Criada em 2005, a R2 nasceu com o propósito de tornar o mundo um lugar mais divertido e hoje busca ser melhor para o mundo. Em 2015, a empresa idealizou e realizou o projeto inédito Na Praia, que levou o litoral para Brasília e reuniu mais de 90 mil pessoas. A R2 é também responsável pelas iniciativas Mané, projeto gastronômico; e Experiências e eventos como Carnaval e Surreal. Atualmente, a plataforma possui 600 mil usuários ativos.